Alemanha e Itália disputam hoje a segunda meia-final do Euro2012 de futebol, na qual se vai decidir o adversário na final de Espanha, que, na quarta-feira, derrotou Portugal, no desempate por grandes penalidades (4-2).
No Estádio Nacional de Varsóvia, os germânicos vão tentar fazer algo que nunca conseguiram: bater os transalpinos em jogos oficiais.
Os alemães, três vezes campeões da Europa, foram derrotados em quatro dos sete encontros disputados com os italianos, incluindo a meia-final do Mundial2006, na Alemanha, e a final do Mundial1982, em Espanha.
A Itália, por sua vez, ganhou duas das três meias-finais de Campeonatos da Europa em que participou, mas nunca marcou um golo nesses encontros.
A seleção orientada por Joachim Low venceu todos os quatro jogos disputados no Euro2012, enquanto a Itália venceu apenas um - ante a República da Irlanda, no último jogo da fase de grupos -, tendo-se apurado depois de bater a Inglaterra, domingo, no desempate por grandes penalidades, após o nulo no final dos 120 minutos.
Desde o início do torneio continental, os germânicos somaram nove golos marcados e sofreram quatro, tantos quanto os que a Itália marcou, embora esta seja a seleção menos batida até ao momento, com apenas dois tentos consentidos.
Na quarta-feira, a Espanha bateu a seleção portuguesa, que regressa hoje a Portugal, no desempate por grandes penalidades, por 4-2, após um nulo no final dos 120 minutos.