loading

Euro2012: Vitória pode ajudar Espanha a aumentar o consumo interno

O Nobel da Economia Paul Krugman felicitou hoje a Espanha pela vitória no campeonato europeu de futebol e considerou que a alegria dos espanhóis em relação a este acontecimento ''pode ajudar a que se gaste um pouco mais''.

Euro2012: Vitória pode ajudar Espanha a aumentar o consumo interno
Futebol 365

Em declarações à agência noticiosa espanhola EFE, Krugman referiu-se às eventuais implicações económicas positivas da vitória de Espanha sobre a Itália com quatro golos na final do Euro 2012, que decorreu no domingo em Kiev.

Segundo Krugman, este resultado poderá impulsionar uma maior ''autoconfiança'' da população.

Segundo a Federação Espanhola de Hotelaria e Restauração, os bares e restaurantes espanhóis faturaram no domingo à noite mais 40 por cento com o triunfo da seleção espanhola.

A Confederação de Empresários do Comércio de Madrid considerou que os empresários do comércio, hotelaria e atividades noturnas na capital terão registado mais 20 milhões de euros de receitas com o campeonato europeu de futebol, que começou a 08 de junho.

Em 2006, quando se realizou o Mundial da Alemanha, o banco holandês ABN Amro realizou um estudo que assegurava que o produto interno bruto (PIB) do país vencedor beneficiaria de um crescimento adicional de 0,7 por cento, enquanto que o do país perdedor contrar-se-ia 0,3 por cento.

No entanto, este estudo também reconhecia que nem a Alemanha, ao vencer o campeonato de 1974, nem a Argentina, a realizar o mesmo feito em 1978, experimentaram, na altura, este impacto nas respetivas economias.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?