A Comissão Europeia (CE) felicitou hoje a seleção espanhola de futebol pela vitória no Euro2012, com o jogo “mais impressionante” e valores “que deveriam servir de inspiração” a todos os cidadãos europeus.
“A equipa nacional espanhola elevou o conceito de êxito desportivo a novos patamares”, considerou a comissária europeia da Educação, Cultura e Desporto, Androulla Vassiliou, em carta dirigida ao ministro espanhol Jose Ignacio Wert.
Vassiliou diz que a Espanha não só conseguiu ganhar três competições de seleções AA consecutivamente – algo que nenhuma equipa alcançou -, mas fê-lo praticando “o futebol mais impressionante da época moderna”.
A comissária refere ainda que a Espanha demonstrou um nível extraordinário de “humildade e respeito” e que o fez “dentro e fora dos terrenos de jogo”.
“O trabalho duro, a dedicação e o espírito de equipa, tão claramente demonstrados pela seleção espanhola, deveriam ser uma inspiração para a nossa juventude e para todos nós”, referiu ainda a comissária.
A Espanha sagrou-se bicampeã europeia de futebol ao vencer na final do Euro2012 a Itália por 4-0.
Os espanhóis, igualmente campeões mundiais em título, eliminaram Portugal nas meias-finais da competição, no desempate por grandes penalidades (4-2) e depois de uma igualdade sem golos após prolongamento.