O diretor regional do Desporto da Madeira, Jorge Carvalho, confirmou hoje a demissão do cargo devido às alterações no modelo de apoios do desporto, disse à Lusa uma fonte da Secretaria Regional da Educação.
Jorge Carvalho tinha colocado o lugar à disposição na sexta-feira, depois de o Governo Regional ter decidido conceder mais 170 mil euros aos clubes de futebol Marítimo e Nacional, mas nesse mesmo dia o secretário regional da Educação, Jaime Freitas, solicitou-lhe que repensasse a sua posição.
Hoje, fonte da secretaria regional confirmou à agência Lusa que Jorge Carvalho decidiu que não recuaria, revelando que ''brevemente'' será encontrado um novo responsável.
Na terça-feira, Jaime Freitas anunciou um modelo de apoios que previa um corte de 20 por cento nas subvenções a atribuir ao Marítimo e ao Nacional, mas a “perda” acabou por ser reduzida para 15 por cento, por decisão do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim.
O aumento teve lugar um dia depois das declarações do presidente do Nacional, Rui Alves, que ameaçou com a extinção do clube e da SAD, após inteirar-se do corte de 20 por cento, entretanto corrigido por Jardim.
Com esta correção, em vez de 1,785 milhões de euros, os dois principais clubes madeirenses vão receber 1,955 milhões, o que significa um decréscimo de 289 mil euros relativamente à época 2011/12, em vez dos 459 mil anunciados na terça-feira. Nessa mesma época, os dois clubes auferiram um subsídio de 2,244 milhões de euros.