Moçambique vai participar nos Jogos Olímpicos Londres2012 com seis atletas, mas as expetativas de uma medalha estão depositadas em Kurt Couto, nos 100 metros barreiras, disse à Lusa o vice-presidente do Comité Olímpico Nacional (CON) moçambicano.
O país será representado em Londres pelos atletas Kurt Couto, Sylvia Panguane (100 metros barreiras), Juliano Máquina (pugilismo) Neuso Sigaúque (judo) e pelos nadadores Chakil Camal (100 metros livres) e Jéssica Vieira (50 e 100 metros livres).
Segundo Aníbal Manave, apenas o velocista Kurt Couto e o pugilista Neuso Sigaúque vão competir por terem conseguido os mínimos exigidos na fase de qualificação, enquanto os restantes atletas estarão presentes em Londres ao abrigo das vagas a que o país tem direito no âmbito da solidariedade olímpica.
«Temos algum otimismo em relação aos atletas que conseguiram os mínimos para a qualificação aos jogos, mas as expetativas são baixas em relação aos atletas que vão lá ao abrigo da solidariedade olímpica», declarou o vice-presidente do COM, que é igualmente chefe da missão olímpica moçambicana em Londres.
Com duas participações olímpicas, Atenas2004 e Pequim2008, e medalha de bronze nos Jogos Africanos de 2011, Kurt Couto é a maior esperança de Moçambique na conquista de uma medalha em Londres.
Se conseguir, passará a ser o segundo moçambicano a chegar ao pódio, depois de a atleta Maria de Lurdes Mutola, já retirada, ter conquistado o ouro dos 800 metros em Sydney2000 e o bronze em Atlanta1996.
Os Jogos Olímpicos de Londres começam no dia 27 de julho e terminam a 12 de agosto.