loading

Clubes devem tabelar salários, defende estudo de professor da U. Minho

Tabelar universalmente os salários é uma das soluções defendidas pelo economista Paulo Reis Mourão, da Universidade do Minho (UM), para os clubes de futebol inverterem o seu ''insustentável endividamento exponencial''.

Clubes devem tabelar salários, defende estudo de professor da U. Minho
Futebol 365

Num estudo publicado na revista ''Journal of Sports Sciences'', o professor da Escola de Economia e Gestão da UM considera ainda que os clubes estão a perder raízes e que os grandes clubes devem apenas competir internacionalmente.

Segundo Paulo Reis Mourão, os clubes profissionais em geral têm apostado, desde os anos 80 do século passado, na renovação e expansão da oferta, com as consequentes subidas das despesas ao nível do pessoal, investimento, tributação e, sobretudo, juros.

Como alternativa, o docente realça que é preciso combater também o descontrolo da massa salarial e da dispersão dos rendimentos, ''que junta um punhado de jogadores com rendimentos inumanos a uma multidão de amadores ou pseudoprofissionais empobrecidos e desprotegidos''.

Para Paulo Reis Mourão, o futebol europeu ''precisa de reconhecer o sucesso de algumas modalidades noutros espaços'', como o basquetebol norte-americano (NBA), considerando que ''o tabelamento universal dos salários não reduziria o estímulo pela qualidade dos melhores jogadores e asseguraria a sustentabilidade da ‘indústria'''.

O professor apela ainda à organização de ligas entre iguais, isto é, ''SAD's poderosas e clubes globalizadores não deviam jogar em provas nacionais, só em (inter)continentais''.

''Quantos titulares das equipas do Benfica, Porto ou Sporting são portugueses? Talvez menos quantos do Sporting de Braga são minhotos, do Vila Real são de Vila Real ou do Santa Marta são penaguiotas'', nota, acrescentando que ''talvez mesmo genuína e local só a paixão do adepto que paga com o seu suor hora e meia de distração''.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?