A Federação de Futebol da Coreia do Sul garantiu à sua homóloga japonesa que as celebrações de Park Jong-woo com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 deveram-se à “emoção do momento”.
No final do jogo de sexta-feira, que a Coreia do Sul venceu por 2-0, Parl Jong-woo exibiu uma faixa com a frase “Dokdo é nosso território”, em referência ao arquipélago cuja soberania continua a ser disputada pelos dois países e que o Japão chama Takeshima.
A atitude voltou a reacender o conflito diplomático de décadas entre os dois países, até porque, no mesmo dia, o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, tinha visitado a ilha.
Esta foi a primeira visita de um presidente da Coreia do Sul a este arquipélago, localizado no Mar do Japão, uma atitude que o primeiro-ministro nipónico, Yoshihiko Noda, qualificou de “extremamente deplorável”.
Num correio eletrónico enviado à Federação Japonesa de Futebol, o presidente da federação coreana, Cho Chung-yun, insistiu que a atitude do jogador “não foi premeditada” e que se deveu à “emoção do momento”.
Mesmo assim, o Comité Olímpico Internacional (COI) proibiu Park Jong-woo de participar na cerimónia de entrega de medalhas, já que não permite qualquer manifestação política durante o evento, e solicitou à FIFA para ponderar eventuais sansões disciplinares ao futebolista.