loading

Casillas e Xavi recebem Prémio Príncipe das Astúrias

Os futebolistas internacionais espanhóis Iker Casillas e Xavi Hernández foram hoje distinguidos com o Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos 2012.

Casillas e Xavi recebem Prémio Príncipe das Astúrias
Futebol 365

O guarda-redes do Real Madrid e o médio do FC Barcelona receberam 11 votos do júri reunido em Oviedo, suplantando a candidatura do Comité Paralímpico Internacional, que reuniu sete votos.

O júri presidido pela ex-tenista Arantxa Sanchez Vicario, distinguida em 1998, considera que os dois jogadores ''simbolizam os valores da amizade e do companheirismo que estão acima da maior rivalidade das suas respetivas equipas'' e que ''o seu comportamento desportivo é um modelo para os jovens''.

Nos 32 anos de história dos Prémios Príncipe de Astúrias, Casillas e Xavi, sucessores do atleta etíope Haile Gebrselassie, são os primeiros a repetir a distinção. Ambos foram galardoados como elementos da seleção espanhola que se sagrou campeã do Mundo em 2012, na África do Sul.

Esta é também a terceira ocasião em que o prémio dos Desportos é atribuído ao futebol, depois da seleção brasileira em 2002 e da espanhola em 2010.

A ata dos jurados acrescenta que ''ambos, que conseguiram os títulos mais importantes com os seus clubes e a seleção espanhola, são um exemplo de jogo limpo que é admirado por todos'' e que ''juntos mostraram um comportamento conciliador que limou as tradicionais diferenças entre jogadores e adeptos''.

''Iker e Xavi conservam uma estreita amizade desde que ganharam o Mundial sub-20 na Nigéria em 1999 e a passagem do tempo fortaleceu essa relação, acima dos confrontos e das paixões'', conclui o júri, constituído por 19 elementos, entre os quais Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do Comité Olímpico Internacional e atual membro da comissão executiva do organismo.

Os dois jogadores conheceram a notícia de manhã, na concentração da seleção na Cidade do Futebol de Las Rozas, perto de Madrid, e ambos realçaram que o prémio é um reconhecimento não só para eles, mas para atual geração de futebolistas espanhóis.

''Temos uma relação desde há muito tempo. Somos a cabeça visível, mas há muitos jogadores por trás que no seu momento souberam limar certas coisas que sucederam'', afirmou Casillas.

''O prémio é um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa geração de futebolistas, de uma relação de amizade. Há 15 anos que convivemos na seleção espanhola, tanto nas categorias inferiores como na absoluta'', comentou Xavi.

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, proponente da candidatura conjunta distinguida hoje, disse que o prémio é ''muito merecido para estes dois grandes jogadores, que são um exemplo para a juventude dentro e fora do campo de jogo''.

Um total de 21 candidaturas de 12 países estava entre os aspirantes ao galardão, nomeadamente o triatleta espanhol Javier Gómez Noya, a Maratona Nova Iorque, a ex-atleta quenina Tegla Loroupe, o FC Barcelona, a Fundação Real Madrid, e o surfista norte-americano Kelly Slater.

O Prémio Príncipe das Astúrias dos Desportos, sétimo dos oito galardões atribuídos anualmente pela Fundação com o nome do título do herdeiro da coroa espanhola, é concedido a quem, além do seu exemplo e trajetória, contribuiu com o seu esforço, de forma extraordinária, ao aperfeiçoamento, cultivo, fomento ou difusão do desporto.

O prémio consiste numa escultura de Joan Miró - símbolo representativo do galarão -, 50.000 euros, um diploma e una insígnia.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?