loading

Liga dos Campeões: Trio «desfalcado» com oitavos de final ao alcance

FC Porto, Benfica e Sporting de Braga arrancam para a Liga dos Campeões de futebol com boas hipóteses de atingir os “oitavos”, ainda que necessitados de passar no teste à capacidade de ultrapassar ''baixas'' de última hora.

Liga dos Campeões: Trio «desfalcado» com oitavos de final ao alcance

O FC Porto, bicampeão nacional, vai ter de fazer esquecer o avançado Hulk, o Benfica tem de recriar um meio-campo sem Witsel nem Javi Garcia, e o Braga regressa à Europa dos ''ricos'' sem Lima, a referência atacante das últimas épocas, que rumou à Luz.

No fecho do mercado, os ''raides'' de Zenit (Hulk e Witsel) e Manchester City (Javi Garcia) enfraqueceram os dois maiores clubes lusos e os primeiros jogos poderão servir para legitimar as suas ambições, o que também é válido para o Braga, numa edição em que Portugal volta a ter três representantes, como em 2006/2007 e 2007/2008, então com o Sporting em vez dos minhotos.

Na terça-feira, a equipa de Vítor Pereira, líder da Liga portuguesa a par do Benfica, fará na Croácia o seu primeiro jogo da ''era'' pós-Hulk, perante o Dínamo de Zagreb, de Tonel, em teoria o adversário mais débil do Grupo A, que reúne ainda o Paris Saint-Germain, um dos mais recentes ''novos-ricos'' europeus, e o Dínamo Kiev, de Miguel Veloso.

Embora pareça acessível aos ''dragões'', o Dínamo de Zagreb, a marcar presença pelo segundo ano consecutivo na ''Champions'', será um teste importante para o FC Porto, que terá pela frente uma equipa que ainda não perdeu no campeonato croata após oito jornadas - seis triunfos e dois empates.

No outro jogo, o super-reforçado PSG, que começa agora a capitalizar os investimentos milionários, nomeadamente em Ibrahimovic, somando duas vitórias seguidas após três empates no campeonato francês, recebe o Dínamo de Kiev, ainda sob alguma desconfiança dos adeptos, duas semanas antes da visita ao Dragão.

Com 17 presenças na Liga dos Campeões, o FC Porto, campeão europeu em 2004, passou a primeira fase em 11 ocasiões, algo que falhou no ano passado, mas que parece de novo ao seu alcance, sendo a equipa a francesa a sua principal rival.

À imagem de PSG e FC Porto no Grupo A, o FC Barcelona e o Benfica são os principais candidatos do Grupo G. Com os catalães num patamar superior, os ''encarnados'' terão de começar a justificar o estatuto em Glasgow, frente ao Celtic, na quarta-feira, sem Javi, Witsel, Maxi e ainda com as dúvidas Luisão e Carlos Martins.

No Celtic Park, um palco em que perdeu nas duas últimas deslocações (2006/07 e 2007/08), o Benfica, eliminado na época passada nos quartos de final perante o Chelsea, futuro campeão europeu, tenta afinar o ''miolo'' antes da receção ao ''Barça'', que Jorge Jesus disse não ser uma equipa impossível de vencer.

Os espanhóis, vencedores da ''Champions'' em 2009 e 2011, iniciam esta nova campanha em casa, frente ao intermitente Spartak de Moscovo, ao qual a experiência do espanhol Unai Emery, ex-treinador do Valência, de pouco poderá valer em Camp Nou.

Depois de uma primeira participação “fracassada” na fase de grupos em 2010/11, que o conduziria à final da Liga Europa, o Sporting de Braga integra o Grupo H, com o “gigante” Manchester United, os turcos do Galatasaray e a equipa mais portuguesa da Roménia, o Cluj.

Os pupilos de José Peseiro iniciam a sua aventura europeia na quarta-feira, precisamente no terreno da equipa romena, e a vitória parece ao seu alcance, num grupo em que o United, de Nani, é a equipa de referência, embora na época passada tenha falhado a presença nos “oitavos”, caindo no grupo do Benfica.

Os “red devils” arrancam em casa, frente ao Galatasaray, o conjunto que, em teoria, deverá disputar com os bracarenses a “segunda” vaga nos “oitavos” e com o qual os “arsenalistas” medem forças a 02 de outubro, em Istambul.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?