loading

Mundial 2014: Tatu-bola, ainda sem nome, é mascote da competição

O tatu-bola, espécie em vias de extinção, foi eleito como mascote oficial do Mundial de futebol de 2014 no Brasil, embora sem nome escolhido, e apresentado domingo pelo antigo Bola de Ouro Ronaldo.

De acordo com a FIFA, a população brasileira vai ter até meados de novembro que batizar a mascote, escolhendo entre os três nomes: Amijubi, Fuleco e Zuzeco, estando o anúncio oficial marcado para 25 de novembro.

“Estou encantando por apresentar tão importante membro da equipa de 2014. A mascote vai desenvolver um papel primordial como embaixadora nos próximos dois anos. Estou certo que vai inspirar muitos jovens adeptos do futebol no Brasil e por todo o mundo”, disse Ronaldo.

O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus), que integra a lista brasileira do ministério do meio ambiente de espécies da fauna ameaçadas de extinção, enrola-se sobre o seu corpo escondendo as partes frágeis como o tronco, cabeça e patas dentro da dura carapaça que se fecha e fica em formato de bola.

A mascote tem as cores da bandeira brasileira. É amarelo, com calções verdes, carapaça e cauda azul e veste uma camisola branca onde se lê “Brasil 2014”.

“O facto do tatu-bola ser uma espécie vulnerável é muito apropriado. Um dos principais objetivos do Mundial de 2014 é usar o evento como plataforma para divulgar a importância do meio ambiente e ecologia”, disse o secretario-geral da FIFA, Jerome Valcke.

O organismo que rege o futebol internacional explicou que as três opções de nome para a mascote surgiram depois de uma votação de um “alto comité”, em que estiveram incluídos os antigos jogadores brasileiros Ronaldo e Bebeto.

A FIFA anunciou recentemente que a bola oficial do Mundial de 2014 irá chamar-se “brasuca”, nome usado habitualmente para descrever o orgulho nacional brasileiro. A Adidas, fornecedora da bola oficial, explicou que os brasileiros votaram no nome que “simboliza emoção, orgulho e boa vontade para todos”, espelhando a abordagem do Brasil ao futebol.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?