As três equipas portuguesas que vão marcar presença este ano na Liga Europa de futebol fazem hoje a sua estreia na fase de grupos, numa primeira ronda com graus de dificuldade diferentes.
Em Alvalade, o Sporting tem tudo para fazer um arranque de prova positivo e apagar a má imagem que a equipa vem deixando no campeonato, no qual ainda não venceu e empatou por duas vezes.
Os ''leões'' recebem os suíços do Basileia, eliminados no ''play-off'' da Liga dos Campeões pelos romenos do CFR Cluj, que na quarta-feira ganharam em Braga o Sporting local por 2-0.
Por seu turno, a Académica tem uma deslocação difícil à República Checa, frente a um Viktoria Plzen que na temportada passada conseguiu atingir a fase de grupos da Liga dos Campeões.
No Funchal, o Marítimo, que a exemplo dos ''estudantes'' se estreia em fases de grupo desta prova, recebe os ingleses do Newcastle, adversários sempre complicados, seja em casa ou fora.
A ronda europeia arrancou na terça-feira com a Liga dos Campeões, dia em que o FC Porto entrou a vencer na prova, ao ganhar em casa dos croatas do Dínamo Zagreb por 2-0.
Na quarta-feira, o Benfica, privado dos castigados Luisão e Maxi e com um meio-campo renovado depois de ter perdido no mercado de transferências o espanhol Javi Garcia e o belga Axel Witsel, foi empatar 0-0 a Glasgow com o Celtic, num encontro em que, depois dos receios iniciais, demonstrou que até poderia ter ganho.
Menos feliz foi o Sporting de Braga, que entrou com uma derrota caseira diante dos romenos do CFR Cluj por 2-0, um adversário que concorrerá diretamente com os ''arsenalistas'' pelo apuramento para os oitavos de final.