O jogo Camarões-Cabo Verde, da segunda mão da última eliminatória de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2013), será disputado a 14 de outubro, disse hoje à agência Lusa o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF).
Mário Semedo adiantou que a data foi marcada pela federação camaronesa e que a inicialmente prevista, para um dia antes, era meramente indicativa, pois a Confederação Africana de Futebol (CAF) ''abre uma janela'' de três dias (entre sexta-feira e domingo) para a realização dos jogos de qualificação.
Assim, Cabo Verde, que a 08 deste mês, na primeira mão, derrotou na Cidade da Praia os ''Leões Indomáveis'' por 2-0, vai defender a vantagem em Yaoundé no dia 14 de outubro (um domingo), jogo marcado para as 15:00 locais (14:00 em Cabo Verde e 16:00 em Portugal).
A data do jogo tem sido polémica, pois o encontro decisivo foi anunciado para 03 de outubro e, depois, para 13 do mesmo mês. Hoje, Mário Semedo desfez as dúvidas, ao indicar ter recebido a informação oficial da data do jogo.
A 14 deste mês, e face à derrota diante de Cabo Verde, o ministro do Desporto camaronês demitiu o selecionador Denis Lavagne, substituindo-o por Jean Paul Akono, antigo campeão olímpico (2000).
Cabo Verde, que eliminou Madagáscar na ronda anterior (vitórias por 4-0 em Antananarivo e por 3-1 na Cidade da Praia), tenta chegar pela primeira vez à fase final de uma CAN.
Por seu lado, os Camarões participaram em seis fases finais da CAN e venceram quatro, foram medalha de ouro no torneio olímpico de futebol (2000) e finalistas na Taça das Confederações (2003).