Os resultados combinados são ''uma das maiores ameaças'' para o desporto, pelo que a União Europeia (UE) reforçará a luta contra este fenómeno, anunciaram hoje os ministros do Desporto dos 27, reunidos em Nicósia, no Chipre.
Numa declaração conjunta, os responsáveis europeus destacaram que “os resultados combinados constituem uma das ameaças mais sérias ao desporto contemporâneo, minando valores fundamentais como os da integridade, do jogo limpo e do respeito pelos outros”.
“Combater este problema requer esforços urgentes, conjuntos e coordenados por parte das autoridades públicas, dos movimentos desportivos e das casas de apostas”, destacou a nota dada a conhecer no final de uma reunião informal dos responsáveis pela tutela do desporto da EU.
Para trabalhar na irradiação deste fenómeno, os ministros e secretários de Estado vão procurar tomar medidas no campo da educação, da cooperação internacional e da Justiça.
Em novembro de 2011, o Parlamento Europeu considerou que era necessária uma definição europeia comum contra a fraude desportiva e a inclusão de um artigo específico relativo à questão no Código Penal de todos os países.
Nos últimos anos têm proliferado casos, em diversos países europeus, de esquemas de resultados combinados no futebol que envolvem elevadas quantias de dinheiro.