Um golo no último minuto impediu hoje a Académica de derrotar o Hapoel Telavive (1-1), em partida da segunda jornada do Grupo B da I Liga Europa, que marcou, 41 anos depois, o regresso das competições europeias a Coimbra.
Os golos do encontro surgiram na segunda parte, com a ''briosa'' a abrir o marcador aos 47 minutos, através de Cissé, tendo a equipa israelita empatado por Damari, já nos descontos.
Com este empate, a Académica soma apenas um ponto no Grupo B da Liga Europa, depois de ter perdido o jogo da primeira jornada na República Checa com o Viktoria Plzen por 3-1, os mesmos do Hapoel, que, na primeira ronda, perdeu em casa com o Atlético de Madrid.
Depois de uma primeira parte jogada num ritmo baixo, com poucos motivos de interesse, a Académica entrou no segundo tempo com outra velocidade e, aos 47 minutos, inaugurou o marcador por Cissé, num remate à meia volta, depois de um excelente cruzamento de Marinho na ala direita.
O golo empurrou a equipa de Pedro Emanuel para a frente e, dois minutos depois, Cleyton de cabeça poderia ter ampliado a vantagem, mas o remate de cima para baixo embateu na trave da baliza israelita.
A Académica continuou a pressionar e reclamou penálti aos 52 minutos, numa jogada, conduzida por Marinho, em que parece haver mão na bola de um defesa do Hapoel.
Aos 62 minutos, Hélder Cabral quase surpreendia o guarda-redes israelita num livre direto, com Marinho ainda a efetuar a recarga, mas sem sucesso.
Muito ativo no jogo, Marinho poderia ter sentenciado a partida aos 66 minutos, num remate em arco que embateu na trave da baliza adversária.
A equipa de Israel sacudiu a pressão e, no minuto seguinte, Haimovich cabeceou com perigo, obrigando Ricardo a desviar para a trave.
O segundo golo da ''Briosa'' esteve perto de acontecer aos 78 minutos, mas Wilson Eduardo rematou por cima da baliza, quando estava isolado, e dois minutos depois, o avançado Edinho não conseguiu desviar para a baliza um cruzamento perigoso de Hélder Cabral.
O Hapoel intensificou a sua pressão junto à baliza da Académica e Ricardo, aos 82 minutos, defendeu para canto o remate de Damari, que apareceu sozinho frente ao guarda-redes da equipa de Coimbra.
Antes do apito final, Wilson Eduardo e Marinho tiveram oportunidades de visar a baliza do Hapoel, mas na primeira ocasião Apoula defendeu e na segunda o remate saiu para fora.
Quando parecia que a ''Briosa'' ia conquistar os três pontos, o avançado Damari, no último dos três minutos de descontos dados pelo árbitro, marcou de cabeça.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.