O Benfica deu, este sábado, um passo importante rumo à terceira eliminatória da Taça EHF de andebol, ao bater os italianos do Loacker Sudtirol por 32-20, na primeira mão da segunda ronda.
As ''águias'' entram, assim, com uma vantagem de 12 golos no encontro da segunda mão, que se realiza no domingo (19:00), novamente na Luz, e só um final de tarde muito desinspirado lhes tirará a qualificação para a próxima ronda.
Desde cedo ficou bem patente a superioridade benfiquista, perante um adversário demasiado ''tenro'' na forma como defendia e atacava, situação que colocou o Benfica com uma vantagem de 9-0 no primeiro quarto de hora.
O primeiro tento italiano surgiu precisamente nessa altura, mas os ''encarnados'' não deram tréguas e foram mantendo uma confortável vantagem, construída pela capacidade rematadora dos pontas António Areia (melhor marcador, com oito golos) e Dario Andrade (quatro golos) e pela agilidade defensiva do guardião Vicente Álamo, autor de 17 defesas neste encontro.
Por outro lado, Mario Sporcic (sete golos) ia tentando reduzir distâncias para o Loacker Sudtirol, mas o intervalo chegaria com 18-8 no marcador.
No segundo tempo, Jorge Rito tratou de rodar a equipa, provavelmente já pensando no encontro da segunda mão, mas o melhor que os italianos conseguiram foi um parcial de 4-0, antes dos 40 minutos de jogo, antes de reduzirem a desvantagem para oito golos.
No entanto, o Benfica nunca sentiu a sua vantagem verdadeiramente ameaçada e os cinco golos do ''capitão'' Carlos Carneiro no segundo tempo (sete, no total) ajudaram elevar os números finais de um triunfo totalmente merecido, que se deverá repetir no domingo.