FC Porto e Málaga mantiveram-se hoje 100 por cento vitoriosos na fase de grupos da Liga de Campeões de futebol e ficaram a um passo dos oitavos de final, enquanto o Real Madrid foi surpreendido em Dortmund.
No Estádio do Dragão, o colombiano Jackson Martinez foi a grande figura da partida com dois golos, incluindo o que garantiu a vitória aos campeões nacionais aos 78 minutos, no triunfo por 3-2 sobre o Dínamo Kiev, que apresentou o português Miguel Veloso no “onze” inicial.
Antes, os ''dragões'' tinham-se adiantando no marcador por duas vezes, aos 15 minutos por Varela e aos 36 por Jackson, mas os visitantes responderam com golos de Gusev (21) e Ideye (72).
No Grupo A, o FC Porto manteve a liderança, agora com nove pontos, mais três que o Paris Saint-Germain, que foi a Zagreb bater o Dinamo por 2-0, com tentos Ibrahimovic e Menez na primeira parte. Do lado dos croatas, que continuam sem qualquer ponto, o defesa luso Tonel foi suplente não utilizado.
Em Espanha, o Málaga, na sua época de estreia, reforçou o estatuto de equipa surpresa da “Champions”, agora com um triunfo por 1-0 sobre o bem mais experiente AC Milan.
Com Eliseu no “onze” e Duda no banco de suplentes, o extremo Joaquim marcou o único golo da partida, aos 64 minutos, e garantiu a terceira vitória em outros tantos jogos ao Málaga, que assim ficou a um passo do apuramento no Grupo C.
No outro encontro, o Zenit São Petersburgo relançou a candidatura à próxima ronda com o seu primeiro triunfo nesta fase, após bater na Rússia o Anderlecht, por 1-0.
Naquele que é denominado como o grupo mais complicado desta edição da Liga dos Campeões, o Real Madrid sofreu o primeiro desaire na prova em Dortmund, ao cair perante o Dortmund, por 2-1, num jogo em que nem o golo de Cristiano Ronaldo foi suficiente para a formação de Mourinho fugir à derrota.
O capitão da seleção portuguesa marcou aos 38 minutos, anulado o tento anterior do polaco Lewandowski, mas Schmelzer acabou por garantir a vitória para os germânicos já na segunda parte, que assim subiram à liderança do grupo.
De mal a pior vai o Manchester City, que terminou a primeira volta da fase de grupos com apenas um ponto e após ter sido surpreendido por 3-1 no terreno do Ajax, que somou o seu primeiro triunfo.
O Olympiacos, do técnico português Leonardo Jardim e com o médio Paulo Machado no “onze”, foi vencer ao terreno do Montpellier, por 2-1, e alcançou a sua primeira vitória num Grupo B que é agora liderado pelo Schalke 04.
Os germânicos foram a Londres surpreender o Arsenal por 2-0, com golos holandeses de Huntelaar e Afellay.