loading

Liga Zon Sagres: FC Porto vence Estoril e iguala Benfica no topo

O FC Porto venceu hoje na visita ao Estoril-Praia por 2-1, em jogo da sétima jornada da I Liga portuguesa de futebol, e igualou o Benfica no topo da classificação.

Liga Zon Sagres: FC Porto vence Estoril e iguala Benfica no topo

Quis o destino que o primeiro jogo como presidente do FC Porto fosse precisamente no Estádio António Coimbra da Mota, mas desta vez o resultado foi mais doce que o empate (1-1) de abril de 1982, apesar do ''susto'' inicial provocado pela vantagem dos anfitriões, quando Steven Vitória, jogador formado nos ''dragões'', abriu o marcador, na sequência de uma bola parada.

Depois de ter marcado ao Sporting, no empate no Estádio José Alvalade (2-2), o central fez o quarto golo na conta pessoal e permitiu aos comandados de Marco Silva sonharem com a conquista dos três pontos, mas uns minutos de desacerto na segunda parte deitaram tudo a perder.

O FC Porto, que estreou Rolando no final da segunda parte, apresentou diante do Estoril-Praia o mesmo “onze” que venceu o Dínamo de Kiev (3-2) para a Liga dos Campeões. Já a equipa comandada por Marco Silva surpreendeu por deixar no banco o ''goleador'' Luís Leal para colocar em campo o ''foguete'' Gerso, a jogar na extrema esquerda.

Uma mudança que visou dar grande velocidade ao tridente atacante aos estorilistas já que nos outros vértices do triângulo figurava Carlitos, na direita, e na frente Licá.

Foi precisamente o ponta-de-lança que esteve na origem do golo inaugural, aos 10 minutos, quando surgiu na grande área, depois de um canto batido por Evandro, e no meio de jogadores do FC Porto, conseguiu cabeceou para a baliza defendida por Helton, onde surgiu o central Steven Vitória para emendar e fazer o 1-0.

Curiosamente tinha sido o FC Porto a mandar no jogo até então e só se pode queixar-se de si próprio por não ter chegado ao golo, já que aos dois minutos Varela rematou à trave. Pouco depois, aos oito, Lucho chegou ligeiramente atrasado e permitiu a defesa do guarda-redes Vagner, depois de um centro de James, que fez um ''nó cego'' a Jeferson, para Varela que procurou assistir ''El comandante''.

A perder, os bicampeões nacionais mantiveram-se em cima dos estorilistas e, aos 23 minutos, viram novamente o ferro, desta vez o poste direito, negar o golo no remate de Otamendi, depois de uma assistência de Jackson, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Moutinho.

Até ao intervalo, o FC Porto mandou no jogo, mas foi o Estoril-Praia que esteve mais perto de fazer o golo, aos 30 minutos, quando Licá surgiu de cabeça, na sequência de um ataque rápido. O melhor que os comandados de Vítor Pereira conseguiram foi uma tentativa de Mangala, depois de um pontapé de canto, mas a bola saiu ao lado da baliza defendida por Vagner.

No segundo tempo, o FC Porto voltou a entrar mais dominador e determinado em dar a volta aos acontecimentos e depois das tentativas de Moutinho, aos 53 minutos, e de James, aos 56, Varela cabeceou, de ''mergulho'', para o fundo das redes de Vagner, aos 57, após cruzamento do colombiano Jackson Martínez, fazendo o tento da igualdade.

O Estoril-Praia desorientou-se e, aos 60 minutos, permitiu a reviravolta. Jackson Martínez apareceu na direita e concretizou a assistência efetuada pelo compatriota James, na cobrança de um livre.

A perder, o treinador do Estoril-Praia, Marco Silva, mexeu na equipa e colocou em campo Carlos Eduardo e Luís Leal, para os lugares de Evandro e Gerso.

Na resposta, Vítor Pereira chamou Atsu para o lugar de Varela e, aos 86 minutos, permitiu a estreia de Rolando na I Liga, substituindo James.

No entanto, estas mudanças não tiveram efeitos práticos e a vitória dos visitantes colocou o FC Porto na liderança do campeonato, com os mesmos 17 pontos do Benfica, enquanto o Estori-Praia caiu para o 13.º posto, com seis pontos, tal como Moreirense, Olhanense e Sporting.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Outubro de 2012
V. Guimarães - V. Setúbal, 2 - 1

Sábado, 27 de Outubro de 2012
Beira-Mar - Paços Ferreira, 0 - 2
Olhanense - Moreirense, 2 - 2
Gil Vicente - Benfica, 0 - 3

Domingo, 28 de Outubro de 2012
Rio Ave - Nacional, 2 - 1
Marítimo - Sp. Braga, 0 - 2
Estoril - FC Porto, 1 - 2

Segunda-feira, 29 de Outubro de 2012
Sporting - Académica, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?