O Sporting e a Académica empataram hoje 0-0, no encontro que encerrou a sétima jornada da I Liga de futebol, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Os ''leões'' tiveram na bancada o seu novo treinador, o belga Franky Verkauteren, mas nem essa presença serviu de estímulo para uma grande exibição, num encontro em que os ''estudantes'' se mostraram afoitos e até poderiam ter saído com outro resultado de Alvalade.
Este empate deixou os sportinguistas ainda mais distantes do topo da tabela, encontrando-se agora no 10.º posto com sete pontos, a distantes 10 do duo de comandantes, Benfica e FC Porto, enquanto os ''estudantes'' conservam uma posição tranquila na tabela, sendo agora oitavos com oito.
No domingo, o FC Porto igualou o Benfica no topo da prova, mas sofreu para vencer no campo do Estoril-Praia, enquanto o Sporting de Braga manteve-se na perseguição aos rivais da frente.
Na Amoreira, o bicampeão nacional apanhou um valente susto, quando Steven Vitória colocou, cedo na primeira parte, os “canarinhos” na frente, mas deu a volta ao marcador na segunda metade, com golos de Silvestre Varela e do colombiano Jackson Martinez.
O “suado” triunfo alcançado na casa do Estoril, naquele que foi o milésimo jogo de Pinto da Costa como presidente do clube, deixou o FC Porto novamente empatado com o Benfica no primeiro lugar do campeonato, embora os “encarnados” sejam oficialmente os líderes da prova, devido à melhor diferença de golos.
No sábado, o Benfica tinha-se isolado provisoriamente no comando, após vencer no campo do Gil Vicente, por 3-0, com destaque para golos dos estreantes Luisinho e André Gomes.
Desde março de 2011 (Nuno Gomes frente ao Paços de Ferreira) que um jogador de nacionalidade portuguesa não marcava um golo com a camisola do clube da Luz.
À espera de um deslize dos dois da frente continua o Sporting de Braga, que alcançou um precioso triunfo no reduto do Marítimo, por 2-0, com dois golos do internacional português Eder na segunda parte.
Os bracarenses mantiveram-se a três pontos de Benfica e FC Porto, enquanto o Marítimo continua sem vencer em casa nesta edição da prova e abandonou os lugares europeus.
Quem aproveitou o deslize da equipa de Pedro Martins foi o Rio Ave, que derrotou outra equipa madeirense, o Nacional, por 2-1, e subiu ao quarto lugar da prova.
Os vila-condenses até estiveram a perder, devido a um golo de Diego Barcellos na primeira parte, mas João Tomás e Tarantini deram a volta ao marcador, com o tento do médio português a aparecer no último minuto da partida.
No Nacional da Madeira, o técnico Manuel Machado estreou-se em jogos do campeonato, mas foi impotente para tirar os insulares da zona de despromoção.
Nesta ronda, o Beira-Mar reforçou o estatuto de “lanterna vermelha” da I Liga, ao perder na receção ao Paços de Ferreira, por 2-0. Vitor e Arturo Alvarez marcaram os tentos dos pacenses nos últimos 10 minutos da partida.
No Algarve, Olhanense e Moreirense iniciaram a ronda em igualdade pontual, nos 11.º e 12.º lugares, respetivamente, e assim ficaram, depois de um empate a dois golos no renovado relvado do Estádio José Arcanjo.
Na sexta-feira, no arranque da jornada, com duelos de Vitórias, o Guimarães foi mais forte no duelo de Vitórias e estreou-se a vencer no D. Afonso Henriques na presente edição da Liga, após derrotar o Setúbal por 2-1, terminando a jornada na quinta posição.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.