Ao contrário do que ia especulando a imprensa brasileira, Adriano não foi convidado a rescindir contrato com o Flamengo. Pelo menos para já. Depois de uma longa conversa, o avançado decidiu retirar-se e só voltar em 2013, altura em que promete regressar em melhores condições.
«Pensei muito, conversei com amigos e com a minha família e cheguei à conclusão que a melhor coisa a ser feita é voltar em 2013. Tomei essa decisão não só por mim, mas também pensando no Flamengo. Estou quase recuperado, mas faltam pouquíssimas jornadas para o final do campeonato. O clube tem que se concentrar na reta final e eu no meu regresso a 100 por cento», referiu, prometendo mais garra e aplicação na próxima época.
«Continuarei a trabalhar com ainda mais garra. Ainda não sei se será no Rio de Janeiro, mas posso afirmar que em 2013 estarei pronto para entrar em campo. Agradeço sempre e muito aos que torcem por mim. Acreditem, essa decisão foi tomada pensando em todos. Fiquem com Deus e muito obrigado», escreveu o 'Imperador', em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.
Recorde-se que Adriano insistiu em continuar a faltar aos treinos do Flamengo sem autorização e, nos últimos dias, foi parar às mãos do clube um vídeo com o jogador visivelmente embriagado, sem direito a folga no dia seguinte.