loading

Liga Europa: Sporting, Académica e Marítimo procuram obter primeira vitória

Sporting, a atravessar uma das maiores crises da sua história, Académica e Marítimo procuram conquistar a primeira vitória na Liga Europa de futebol, ao quarto jogo na prova, e manter acesa a ténue chama da qualificação.

Liga Europa: Sporting, Académica e Marítimo procuram obter primeira vitória

O treinador belga Franky Vercauteren não teve uma estreia auspiciosa, ao perder no domingo com o Vitória de Setúbal por 2-1, e o segundo jogo no comando técnico dos “leões”, a receção aos belgas do Genk, pode atirar o Sporting para fora da Liga Europa.

Depois de na época passada ter chegado às meias-finais, a equipa lisboeta está em situação quase desesperada no grupo G, com um único ponto conquistado em três jogos, e uma derrota caseira com o Genk, aliada a um triunfo do Videoton em Basileia, deixa-a matematicamente afastada dos 16 avos de final.

Para reentrar na corrida pelo apuramento, o Sporting tem que obter algo que não consegue há sete encontros consecutivos: ganhar, um objetivo que os “leões” só alcançaram por duas vezes desde o início da época, em 14 partidas já disputadas.

Considerada à partida a equipa mais fraca, o Videoton, treinado pelo português Paulo Sousa, está a causar surpresa, ocupando a segunda posição, a um ponto do Genk, que há duas semanas segurou a liderança com um triunfo por 2-1 sobre o Sporting.

A situação da Académica não é mais animadora. Os “estudantes” também só conquistaram um ponto e a receção de quinta-feira ao Atlético de Madrid, que está a um curto passo do apuramento, tem todos os ingredientes para representar o adeus da equipa de Coimbra à segunda prova europeia de clubes.

A Académica até obteve um resultado “aceitável” em Madrid (derrota por 2-1) e pode aproveitar o facto de jogar em casa para bater ao líder e claro favorito a ganhar o grupo B, mas se o favoritismo do Atlético prevalecer e o Viktoria Plzen vencer na receção ao Hapoel Telavive, os portugueses dizem adeus à fase seguinte.

Apesar de também não ter ainda ganhado qualquer partida, o Marítimo pode respirar um pouco melhor na “poule” D. Com dois empates em três jogos, os madeirenses não fogem à última posição, mas estão a apenas dois pontos do segundo lugar, que garante o acesso aos 16 avos de final.

No entanto, ao contrário de Sporting e Académica, a equipa insular joga na condição de visitante, no estádio do Bordéus, precisamente o segundo classificado do grupo, e na jornada seguinte visita o líder Newcastle, que poderá já assegurar a qualificação nesta ronda, na visita a Brugge.

Dos restantes jogos agendados para quinta-feira, que podem colocar várias equipas matematicamente na fase a eliminar, destacam-se os confrontos entre o Olympique Marselha e o Borussia Moenchengladbach, no grupo C, e entre o Athletic Bilbau e o Olympique Lyon, na “poule” I.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?