A União Ciclista Internacional (UCI) vai chamar os ciclistas Alexander Vinokourov e Alexander Kolobnev para deporem, depois de analisar o relatório da Procuradoria de Pádua de um suposto suborno numa corrida.
Em causa está a vitória na Liège-Bastogne-Liège de 2010 do cazaque Alexandre Vinokourov, sob suspeita de ter subornado o russo Alexandr Kolobnev para garantir o triunfo.
A UCI confirmou ter recebido na última semana um relatório da Procuradoria e disse que levará o caso «muito a sério», com a recolha de informação que veio a público desde dezembro de 2011, quando a revista suíça L´Illustré «tomou conta do assunto».
O organismo máximo do ciclismo mundial abrirá uma investigação e a mesma poderá implicar a revogação das licenças das equipas da Astana e da Katusha, o que poderá colocar em risco a presença das mesmas no Tour.
Segundo fontes da Procuradoria existem «provas irrefutáveis» de que Vinokourov terá pago 150 mil euros a Kolobnev para que este o deixasse ganhar a Liège-Bastogne-Liège de 2010.
Os investigadores terão na sua posse alguns emails trocados entre os dois ciclistas.