O Sporting é a equipa com pior percentagem de vitórias em jogos oficiais em 2012/2013 entre as 16 que participam na I Liga portuguesa de futebol, face a apenas dois triunfos em 15 jogos.
Em mais de dois meses e meio, os “leões” só conseguiram vencer o sétimo classificado do campeonato dinamarquês, o Horsens (5-0, na segunda “mão” da terceira pré-eliminatória), e o oitavo da I Liga, o Gil Vicente (2-1, na quarta jornada).
De resto, e já sob o comando de três treinadores (Ricardo Sá Pinto, o interino Oceano Cruz e o belga Franky Vercauteren), o Sporting somou sete empates e seis derrotas e apresenta um total de 16 golos marcados e 19 sofridos.
Com dois triunfos, ambos em casa, em 15 jogos, o Sporting ostenta 13,3 por cento de vitórias, estando destacado no último lugar entre as 16 equipas da Liga, já que Olhanense e Nacional estão bem à frente, com 22,2 por cento.
Os conjuntos de Olhão e do Funchal somam as “mesmas” duas vitórias do Sporting, mas ainda só disputaram nove encontros oficiais em 2012/2013.
Os “leões” seguem também com uma impressionante série de oito encontros consecutivos sem ganhar (três empates e cinco derrotas), sendo que, pelo meio, foram eliminados da Taça de Portugal, ao perderem em Moreira de Cónegos, face ao Moreirense, por 3-2, após prolongamento.
Na Liga Europa, e após o empate caseiro de quinta-feira face aos belgas do Genk (1-1), o Sporting também está muito longe dos 16 avos de final, pois é quarto e último do Grupo G, com escassos dois pontos.
O agrupamento é liderado pelos belgas, com oito pontos, contra seis dos húngaros do Videoton e cinco dos helvéticos do Basileia. Nas duas últimas rondas, o Sporting desloca-se à Suíça e fecha com a receção ao “onze” de Paulo Sousa.
Quanto à I Liga, a formação “verde e branca” segue no 13.º posto, com sete pontos, já a 13 de FC Porto e Benfica e 10 do Sporting de Braga e com apenas mais um do que o Beira-Mar (15.º) e dois em relação ao “lanterna vermelha” Nacional.
Face a este cenário, o Sporting poderá mesmo terminar a nona jornada, que arranca hoje com o Gil Vicente-Paços de Ferreira, abaixo da “linha de água”, sendo que tem uma difícil receção aos “arsenalistas”, no domingo.