A equipa norte-americana de basquetebol dos Los Angeles Lakeres despediu hoje o treinador Mike Brown, confirmou o diretor geral da equipa de Los Angeles, Mitch Kumpchak.
«Esta foi uma decisão difícil e dolorosa de tomar. O Mike era trabalhador e muito dedicado, mas nós sentimos que era melhor para a equipa fazer uma mudança neste momento», declarou.
Mike Brown foi demitido do cargo de técnico da equipa após os maus resultados no arranque da temporada da Liga norte-americana da basquetebol (NBA), em que perdeu quatro dos seus cinco primeiros jogos, ocupando o último lugar da Conferência Oeste, apesar de se ter reforçado.
A decisão foi conhecida horas antes dos Lakers se deslocarem a Oakland, para defrontarem os Golden State Warriors, jogo em que a equipa será orientada pelo treinador adjunto, Bernie Bickerstaff.
A ex-estrela dos Lakers e coproprietário da equipa Magic Johnson reagiu ao despedimento do treinador afirmando na sua página na rede social Twitter que nunca concordou com a escolha de Brown como treinador.
«Estou triste pelo Brown, mas nunca achei que ele fosse a pessoa certa para o lugar», escreveu.
Os Lakers estão desde hoje à procura de um novo treinador, sendo que o ex-técnico dos Lakers Phil Jackson, que levou a equipa de Los Angeles a conquistar cinco títulos da NBA, antes de se aposentar em 2011, é uma das possibilidades que tem sido apontada para o cargo deixado livre por Brown.
Deste modo, o treinador, que conseguiu na sua última temporada um registo de 41 vitórias contra 25 derrotas, voltaria ao cargo que abandonou no final da temporada 2010/11.
No início da temporada, os Lakers, depois de uma época em que desiludiram, reforçaram-se com o veterano base Steve Nash e o poste Dwight Howard.