A Associação de Futebol de Lisboa (AFL) decidiu retomar “de imediato” todos os campeonatos distritais após ter recebido hoje esclarecimentos da Federação Portuguesa de Futebol sobre a suspensão temporária do decreto-lei sobre policiamento em eventos desportivos.
Em comunicado, após reunião da direção, a AFL anunciou o retomar das competições já a partir do próximo fim de semana, mas ameaçou voltar a parar todas as provas caso a suspensão da entrada em vigor do Decreto-Lei 216/2012, que retira a obrigatoriedade de policiamento em competições desportivas de escalões juvenis e inferiores, seja levantado antes da próxima temporada.
“A federação respondeu hoje aos vários esclarecimentos pedidos por escrito e mostrou boa vontade ao olhar para a singularidade do distrito de Lisboa”, disse à agência Lusa o presidente da AFL, Nuno Lobo.
Inicialmente, o organismo tinha decidido suspender todos os campeonatos distritais, por o Governo não ter suspendido a entrada em vigor do decreto-lei, que veio a fazer dias mais tarde.
Mesmo assim, a AFL manteve a sua decisão e optou por pedir esclarecimentos à FPF, tendo hoje optado por retomar todas as competições de futebol e futsal.
“Caso esta suspensão temporária da entrada em vigor do referido Decreto-Lei seja revogada antes do início da próxima época desportiva de 2013/2014, ou seja, antes do dia 1 de julho de 2013, pelo senhor ministro da Administração Interna, a AFL voltará, de imediato, às mesmas formas de protesto”, lê-se no comunicado.
Na mesma nota, a AFL mantém a decisão de suscitar perante o Tribunal Constitucional, a inconstitucionalidade do decreto-lei.