loading

Bloco de Notas: O que separa Ibrahimovic de Messi e Cristiano Ronaldo?

O ‘poker’ de Zlatan Ibrahimovic frente à Inglaterra (4-2) aguçou um debate que já havia corrido redes sociais, fóruns e sites de futebol noutras ocasiões. Condensadas numa só pergunta, as dúvidas dos amantes da modalidade podem transformar-se no seguinte: o que separa o avançado sueco de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo?

Bloco de Notas: O que separa Ibrahimovic de Messi e Cristiano Ronaldo?

Os três jogadores são geniais, possuem caraterísticas que mais ninguém tem, mas não é Ibrahimovic que leva as Botas e as Bolas de Ouro. As últimas quatro edições para melhor jogador do Mundo foram vencidas por Messi (3) e Ronaldo (1). As últimas duas edições para melhor marcador da Europa também (1/1). O sueco, agora no Paris Saint Germain, nunca arrecadou qualquer prémio individual deste calibre. Tentarei explicar porquê, através de alguns argumentos que separam, inequivocamente, Ronaldo e Messi de Ibrahimovic e todos os outros futebolistas de classe mundial.

1 :: Messi e Ronaldo estão em clubes de topo – Jogar no Real Madrid e no Barcelona é, normalmente, sinónimo de títulos. Merengues e catalães possuem estruturas, jogadores, massas associativas, treinadores e estádios de classe mundial. Além disso, a Liga BBVA tem uma projeção só acompanhada pela Premier League. Ibrahimovic, no PSG, terá grandes hipóteses de juntar a Ligue 1, a Taça de França e a Taça da Liga ao seu currículo, mas, mais do que isso, será complicado.

2 :: Messi e Ronaldo são mais regulares – Quando o argentino ou o português não marcam é notícia. A influência de ambos, quer no Real Madrid, quer no Barcelona, é absolutamente determinante. Olhando apenas para a Liga BBVA, CR7 segue com a marca de 124 golos em 104 partidas e Messi com 184 golos em 216 encontros oficiais. Zlatan Ibrahimovic é também uma máquina de golos, mas, em nenhuma temporada ao longo da sua carreira, conseguiu ter mais golos que jogos. Além disso, funciona por espasmos: ora marca três ou quatro de uma vez, ora faz jejum por algumas jornadas.

3 :: Messi e Ronaldo têm uma máquina mediática poderosa – Um jogador não é avaliado apenas pelo que realmente vale, mas também pelo que aparenta valer. O que é apresentado em campo é tão importante como o que é feito fora dele: Mario Balotelli que o diga! Se repararmos nos argumentos que a maioria das pessoas usa para justificar a preferência por Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo, a personalidade de cada um e o facto do adepto de identificar, ou não, com um deles é fundamental. Quem é a companheira de Ibrahimovic? Quais os seus hábitos, carros e casas? Ajuda crianças necessitadas? Ninguém sabe. A imagem que passa é a de que o sueco tem algum mau feitio. No Facebook, Cristiano Ronaldo ultrapassa os 50 milhões de fãs, Lionel Messi quase que chega aos 20 milhões e Ibrahimovic não tem mais do que cinco milhões.

4 :: Messi e Ronaldo representam seleções de topo – Aceito que digam que se trata do argumento menos decisivo, mas vale o que vale. Lionel Messi é internacional por uma Argentina recheada de estrelas e que, depois do Brasil, é a maior potência futebolística da América do Sul. Cristiano Ronaldo canta o hino de Portugal, equipa que se habituou nos últimos anos a chegar às derradeiras rondas de campeonatos da Europa e do Mundo. E a Suécia? Apesar de apresentarem um conjunto equilibrado, os nórdicos não são mais do que a classe média das seleções nacionais. Apurar-se para as grandes competições e chegar aos oitavos-de-final costuma ser o seu maior feito. Mais do que isso, já é pedir muito.

Neste contexto, torna-se fácil perceber porque Zlatan Ibrahimovic não chega ao patamar de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Estou a falar do sueco, mas poderia falar igualmente de Radamel Falcao, Andrés Iniesta, Xavi, Van Persie, Neymar e muitos outros. Neste momento, o argentino e o português reúnem uma série de fatores que os tornam referências inalcançáveis por um mero jogador de classe mundial. Azar de Ibrahimovic, azar da concorrência.

Endereço Electrónico: [email protected]

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?