Lançado em Inglaterra, o livro intitulado «Pep, outra maneira de ganhar», revela o primeiro discurso de Guardiola, quando chegou a Barcelona, em 2008. Nele, o treinador que se despediu em maio último, quis passar a mensagem de que o sucesso se baseia sempre no amor.
«Bom dia meus senhores. Como imaginarão é uma grande satisfação para mim estar aqui para treinar esta equipa. Acima de tudo, gosto do clube, nunca tomaria uma decisão que o prejudique ou vá contra ele. Tudo o que faço se baseia no amor que tenho pelo Barcelona», disse, na sua primeira palestra de balneário.
Editado pelo jornalista espanhol Guillem Balagué, o livro que contou na apresentação com o próprio Pep Guardiola, refere outros momentos que marcaram o seu percurso de quatro anos pela Catalunha.
«Posso perdoar qualquer erro, mas não vou perdoar se vocês não derem o coração e a alma ao Barcelona. Podem contar que os defenderei até à morte, mas aviso que serei também muito exigente. Não critico se falharem um passe ou um cabeceamento que deveria ser golo sempre e quando perceber que estão a dar o máximo», lê-se.
Recorde-se que Daniel Alves disse recentemente que considera que Pep Guardiola abandonou o projeto por causa dos jogadores. Não deram tudo na época passada? Se calhar foi isso.