Cabo Verde, Zâmbia e Costa do Marfim são as três candidatas a seleção africana do ano, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF), no seu sítio oficial na Internet.
Os “tubarões azuis”, comandados por Lúcio Antunes, qualificaram-se pela primeira vez para a fase final de uma Taça das Nações Africanas (CAN2013) e concorrem a este galardão, que vai ser entregue a 20 de dezembro, em Acra, no Gana, com a Zâmbia, campeã africana, e Costa do Marfim, finalista vencida da CAN2012.
Para o prémio de melhor formação feminina concorrem a Guiné Equatorial, campeã africana em título, a seleção ganesa de sub-17, que terminou Mundial2012 da categoria no terceiro lugar, e a Nigéria.
O egípcio Mohamed Salah (Basileia, Sui), o senegalês Pape Moussa Konate (Krasnodar, Rus) e o queniano Victor Wanyama (Celtic Glasgow, Sco) são os nomeados para o galardão de jovem promessa de 2013.
Na última sexta-feira, a CAF anunciou que os costa-marfinenses Didier Drogba (Shanghai Shenua, Chn) e Yaya Touré (Manchester City, Ing), o senegalês Demba Ba (Newcastle United, Ing), o ganês André Ayew (Marselha, Fra) e o camaronês Alex Song (FC Barcelona, Esp) são os candidatos a melhor jogador africano do ano.