loading

Mundo dos Pequenos: Conheça os ”outsiders” das maiores ligas europeias

Um campeonato que seja igual de ano para ano perde todo o interesse. Há sempre mais emoção quando uma equipa consegue intrometer-se em lutas que não costumam ser as suas. São os 'outsiders', formações que se superam e lutam com os habituais campeões pelos lugares cimeiros. Às vezes com glória, às vezes sem sucesso. Seja como for, em todos os casos, fica a magia de se alterar a ordem natural das coisas e morder os calcanhares ao poder estabelecido. Afinal, no futebol são onze contra onze.

Mundo dos Pequenos: Conheça os ”outsiders” das maiores ligas europeias

O Futebol 365 pesquisou as tabelas dos campeonatos mais mediáticos da Europa e encontrou alguns casos de sucesso. Em Inglaterra, Alemanha, Portugal, França, Espanha, Rússia e Holanda existem equipas melhor classificadas do que é habitual e dispostas a lutar pelo campeonato ou pelas competições europeias. Senão vejamos:

LIGA ZON SAGRES

Rio Ave - A formação orientada por Nuno Espírito Santo ocupa a quarta posição, com os mesmos 17 pontos do Sp. Braga. Os vilacondenses estão mais expeditos após a era de Carlos Brito, mas continuam com o mesmo artilheiro de sempre na frente: João Tomás. Aos 37 anos, o veterano segue com sete golos na tabela de artilheiros, a apenas dois dos líderes Meyong e Jackson Martinez. Na 11.ª jornada, dia nove de dezembro, espera-se uma receção escaldante ao Paços de Ferreira, o outro 'outsider' na principal divisão futebolística nacional.

Paços de Ferreira - Depois de uma temporada 2011-12 em que a descida foi uma realidade próxima durante grande parte da prova, os castores ganharam uma nova vida sobre o comando do jovem treinador Paulo Fonseca, ex-Desportivo das Aves. Antunes, que procura uma segunda vida enquanto profissional, e André leão, o pêndulo do meio-campo, são as forças motrizes de um conjunto organizado e coeso. A única derrota em dez jornadas foi imposta pelo Benfica, na Mata Real (1-2). O quinto lugar e os 15 pontos amealhados até ao momento colocam o Paços de Ferreira em zona europeia e são a confirmação da qualidade dos nortenhos. Até Jorge Jesus já o reconheceu.

LIGA BBVA

Atlético de Madrid - Com Diego Simeone no banco, os colchoneros deixaram de ser a equipa permissiva defensivamente que desiludiu os seus adeptos nos últimos anos. A goleada ao Chelsea na Supertaça Europeia (4-1) mostrou que existem recursos no Vicente Calderón para bater o pé a qualquer adversário. Radamel Falcao é o grande goleador e a maior referência dos madrilenos, neste momento, os principais perseguidores do Barcelona na luta pelo título. A visita de amanhã ao terreno do Real Madrid será um teste de competência e mostrará se temos Atlético de Madrid para lutar pela Liga BBVA até ao fim, ou não.

Bétis - A equipa dos portugueses Nélson e Salvador Agra impressionou ao derrotar o Real Madrid em pleno Estádio Benito Villamarín, na última jornada do campeonato (1-0). O triunfo colocou a formação de Pepe Mel no quinto lugar, com os mesmos 22 pontos do Málaga, quarta classificado da prova e em lugar de acesso à Liga dos Campeões. Veremos se a permissividade defensiva dos sevilhanos em algumas partidas não será mais preponderante que o seu ataque entusiasmante. A seguir com atenção!

PREMIER LEAGUE

West Bromwich Albion - Os baggies estão longe de ter os mesmos recursos humanos e financeiros de gigantes como o Man City, Chelsea, Man Utd, Arsenal ou Tottenham. Mesmo assim, continuam em terceiro lugar, com os mesmos 26 pontos dos blues, agora treinados por Rafael Benitez. A derrota a meio da semana no terreno do Swansea City (3-1) acabou com uma série de quatro triunfos consecutivos. Este fim-de-semana, a equipa de Steve Clarke recebe o Stoke City no The Hawthorns. Vencer será a garantia de que teremos mais West Bromwich Albion. Peter Odemwingie, Shane Long, Youssuf Mulumbu e James Morrison terão, certamente, ainda muito para oferecer.

SERIA A

Fiorentina - A equipa treinada pelo antigo goleador italiano Vincenzo Montella entrou de rompante na época 2012-13. De tal forma, que segue em terceiro lugar, a apenas quatro pontos do líder e campeão em título Juventus. A equipa viola, que já contou nas suas fileiras com os portugueses Rui Costa e Nuno Gomes, ainda só sofreu duas derrotas em 14 jornadas. À sua frente está o Nápoles. O mínimo deslize será aproveitado. O jovem sérvio Stevan Jovetic anda de pé quente!

BUNDESLIGA

Leverkusen - Ver a formação treinada por Sascha Lewandowski nos primeiros lugares do campeonato alemão é normal, mas o que é certo é que não existe qualquer título da Bundesliga no currículo da instituição onde Michael Ballack pendurou as chuteiras. Com um Bayern Munique fora de série, o conjunto de Leverkusen segue com menos dez pontos do que a locomotiva da Baviera, mas com mais um ponto do que o bicampeão Borussia de Dortmund.

Frankfurt - Os recém-promovidos à Bundesliga andaram as primeiras jornadas na segunda posição, logo atrás do Bayern Munique. De qualquer forma, o quinto lugar (de acesso à Liga Europa) continua a ser notável para uma equipa que em 2011-12 competiu no segundo escalão do futebol germânico. Armin Veh é o obreiro desta excelente campanha, que ainda poderá continuar. Os homens de Frankfurt distam apenas dois pontos do terceiro lugar, que confere o apuramento para a Liga dos Campeões. Alexander Meier, com oito tentos, é o artilheiro de serviço.

EREDIVISIE LEAGUE

Vitesse - A equipa de Fred Rutten está bem e recomenda-se. Com a vitória da semana passada no terreno do líder PSV (1-2), o Vitesse relançou a luta pelo título e mostrou que tem argumentos para vencer em qualquer campo da Eredivisie. Com os mesmos 31 pontos do Twente, a perseguição deste 'outsider' ao PSV continuará durante várias jornadas. Falta saber até quando, ou se até ao fim. Uma nota: o Vitesse nunca venceu a Eredivisie. Por que não este ano?

LIGUE 1

St. Etienne - É o renascer de um gigante. Com dez títulos nacionais, o Saint Etienne é a equipa mais vencedora de França, logo a seguir ao Marselha, com 11 campeonatos. O conjunto de Christophe Galtier eliminou o Paris Saint Germain da Taça da Liga a meio da semana e segue em quarto lugar da Ligue 1, a apenas três pontos do líder Lyon. Tudo corre às mil maravilhas para a formação onde o gabonês Pierre Aubameyang é o maior goleador.

Valenciennes - O clube treinado por Daniel Sanchez nunca foi um frequentador assíduo da Ligue 1. A sua História é construída aos saltos entre o primeiro, o segundo e o terceiro escalão gaulês. Este ano, a equipa segue em sexto lugar, com 22 pontos, a apenas três dos lugares de acesso à Europa. As próximas jornadas serão importantes para saber se a primeira fase da temporada não passou de fogo de vista.

PREMIER LIGA

Anzhi - O dinheiro não é garante de felicidade, mas ajuda muito. A equipa milionária orientada por Guus Hiddink está finalmente na luta pelo campeonato russo. Com 37 pontos, segue no segundo posto, com menos três pontos que o líder CSKA de Moscovo e mais três que o campeão Zenit de São Petersburgo. A força dos petrodólares fizeram chegar à gélida cidade de Makhachkala nomes como Samuel Eto'o, Christopher Samba, Lassana Diarra e Lacina Traoré. Se no campeonato a luta pelo primeiro título nacional do palmarés continua, na Liga Europa, o apuramento para os 16-avos-de-final só precisa de ser confirmado. O Anzhi lidera o grupo A com 10 pontos, à frente do Liverpool. Com a mão experiente de Guus Hiddink e Roberto Carlos a ajudar, a boa campanha promete continuar.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?