Portugal vai disputar o troféu Plate no torneio do Dubai, segunda prova do circuito mundial de râguebi de sevens, depois de hoje ter ganho às potências África do Sul e Inglaterra, terminando em segundo lugar no grupo C.
A seleção portuguesa, que à partida para a etapa no Dubai ocupava a penúltima posição na classificação geral do circuito, em igualdade com Tonga, foi apenas batida pela representação de Samoa, que terminou em igualdade pontual com Portugal, mas conquistou o grupo e vai discutir o triunfo na prova.
Portugal entrou mal na primeira fase da competição, ao perder com a seleção de Samoa por 24-19, apesar do esforço de Pedro Leal, autor de nove pontos, e dos ensaios de Francisco Vieira Almeida.
A tarefa adivinhava-se mais árdua no segundo jogo, frente à África do Sul, terceira classificada no circuito, mas a equipa lusa provocou surpresa ao impor-se por 12-10, graças a um ensaio de Adérito Esteves nos últimos segundos do jogo, num encontro em que Pedro Leal foi de novo o melhor marcador, com sete pontos.
Pedro Leal voltou a ser decisivo no último embate do grupo, com a Inglaterra, ao marcar outra vez sete pontos, entre os quais a penalidade que permitiu à seleção portuguesa virar o resultado e vencer por 22-21, também por força dos ensaios de Gonçalo Foro, Duarte Moreira e Frederico Oliveira.