As federações desportivas vão receber um reforço substancial de receitas decorrentes dos Jogos Olímpicos Londres2012, comparativamente ao que receberam há quatro anos, em Pequim.
Nos Jogos Pequim2008, a Associação Olímpica Internacional das Federações (ASOIF) partilhou um montante global de 296 milhões de dólares (228 milhões de euros), entre os 28 desportos que integravam o programa olímpico.
Andrew Ryan, diretor da ASOIF, afirmou que as 26 federações desportivas vão, desta vez, receber um substancial aumento e admitiu que o montante final pode atingir os 400 milhões de dólares (308 milhões de euros), mas a verba em causa só será conhecida em janeiro, quando o Comité Olímpico Internacional concluir a cobrança das receitas provenientes de patrocinadores e das transmissões televisivas.
A Associação Internacional de Federações de Atletismo receberá a maior fatia com base na fórmula definida pelo ASOIF, situando-se no patamar seguinte, em termos de angariação de receitas, o basquetebol, o futebol, a ginástica e a natação.