A FIFA suspendeu o internacional sul-coreano Park Jong-Woo com dois jogos, depois de o futebolista ter feito um gesto político no final dum encontro dos Jogos Olímpicos de Londres2012, anunciou hoje o organismo.
O comité disciplinar da FIFA decidiu ainda multar o médio em 3.500 francos suíços (cerca de 2.900 euros) devido à sua ação no final da vitória sul-coreana sobre o Japão por 2-0, no jogo de atribuição da medalha de bronze em Londres2012.
A Federação Coreana de Futebol (KFA), que também foi avisada por ter permitido o incidente, anunciou em comunicado que decidiu aceitar a decisão, depois de conversar com o jogador.
Durante as celebrações da vitória, Park Jong-Woo mostrou um cartaz onde se podia ler ''Dokdo é nossa terra'', numa provocação ao rival japonês.
O pequeno grupo de ilhas do Mar Oriental, conhecidas como Dokdo na Coreia do Sul e Takeshima no Japão, são território disputado há décadas pelos dois países.
O incidente ocorreu apenas horas depois do presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, ter feito uma visita surpresa à região, o que enfureceu o Japão.
A FIFA aceitou como atenuante o facto de o médio de 23 anos não ter planeado o ato e ter recebido o cartaz dum adepto, mas confirmou à agência de notícias Yonhap que este merecia punição por ''demonstrar comportamento anti-desportivo''.
O futebolista do Busan IPark foi mesmo excluído da cerimónia de entrega da medalha de bronze olímpica à Coreia do Sul, em agosto, e ainda não recebeu a sua medalha.