loading

Gibraltar estreia-se em competições da UEFA

Gibraltar foi integrado pela primeira vez em competições da UEFA, com a introdução das seleções de sub-17 e sub-19 nos grupos de qualificação para os campeonatos da Europa de futebol de 2014.

Gibraltar estreia-se em competições da UEFA

Em declarações à Associated Press, o presidente da Federação de Futebol de Gibraltar (FFG), Gareth Latina, disse que a inclusão do território na UEFA representa uma mudança no futebol europeu e um motivo de orgulho, relegando as questões politicas para segundo plano.

“Defendemos desde o primeiro dia que isto nada tem a ver com política. Devemos pensar em futebol e trabalhar em unidade”, frisou Latina.

Às equipas de Gibraltar foi permitida pela primeira vez a participação nos sorteios da UEFA, depois de a federação local ter sido reconhecida como membro provisório do organismo, sendo que para ser considerado membro definitivo, terá de ser aceite pela maioria da 53 nações que fazem parte da UEFA, na votação que vai decorrer em maio de 2013.

No entanto, Gibraltar vai estrear-se numa competição oficial europeia, já em janeiro de 2013, quando se deslocar a Nice, onde vai disputar a qualificação para o Europeu de 2014 de futsal, frente a França, Montenegro e São Marino.

A FFG foi fundada em 1895 e pediu a sua adesão à FIFA em 1997, mas o organismo que superintende o futebol mundial “empurrou” a decisão para UEFA. Posteriormente a adesão de Gibraltar à UEFA foi rejeitada em 2007, depois de a Espanha se ter oposto à candidatura.

A Espanha possui um forte sentimento de posse sobre o território que cedeu à Grã-Bretanha em 1713, motivo pelo qual o ministro do Desporto espanhol, José Ignácio Wert, já se demonstrou contra a candidatura de Gibraltar, esperando que o “estatuto não se torne permanente”.

Apesar disso, Gareth Latina continua empenhado em seguir os passos de Andorra, Ilhas Faroe e São Marino, que nos últimos 25 anos se tornaram membros da UEFA.

“É um trabalho duro, mas no final espero conseguir consciencializar os 53 eleitores para a realidade de Gibraltar. É algo que esperamos hà 14 anos”, concluiu.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?