loading

«Derby» decisivo para Sporting e Benfica mas por motivos distintos

O ''agonizante'' Sporting recebe na segunda-feira o Benfica, co-líder da Liga portuguesa de futebol, no “derby” que encerra a 11.ª jornada e assume caráter decisivo para os rivais lisboetas, mas por motivos diametralmente opostos.

«Derby» decisivo para Sporting e Benfica mas por motivos distintos
Futebol 365

O Sporting está a protagonizar o pior início de época da sua história centenária e um desaire em casa frente ao maior rival pode ''afundar'' decisivamente a equipa “leonina”, num jogo em que o Benfica também não se pode dar ao luxo de perder pontos na corrida pelo título.

Os “encarnados” mantêm um ''braço de ferro'' com o FC Porto, com o qual está em igualdade pontual, ambos bem destacados no topo da classificação, e um desaire em Alvalade pode permitir ao bicampeão distanciar-se, até porque recebe no sábado o Moreirense, penúltimo classificado.

Ao contrário do adversário, que ainda não perdeu na competição, tal como o FC Porto, o Sporting apresenta um saldo negativo de três derrotas, contra apenas dois triunfos, pecúlio que relegou o clube para um invulgar oitavo lugar e deixou os dois clubes mais separados do que nunca nos últimos anos.

Com a luta pelo título resumida a FC Porto e Benfica, resta à equipa de Alvalade lutar pelo precioso terceiro lugar (que garante o acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões da próxima época), mas até esse objetivo pode ficar seriamente comprometido com uma derrota na segunda-feira.

Em comum, os rivais lisboetas têm apenas um percurso menos positivo nas competições europeias, comum à quase totalidade das restantes equipas portuguesas: o Benfica foi relegado da “Champions” para a Liga Europa, apesar do empate 0-0 no estádio do Barcelona, enquanto o Sporting já sabe que vai deixar as provas continentais, independentemente do resultado com o Videoton para a Liga Europa.

Para poder assistir tranquilamente ao “derby” lisboeta, o FC Porto - que assegurou a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões - tem que cumprir a “obrigação” de vencer o Moreirense, penúltimo posicionado com os mesmos pontos do “lanterna vermelha” Beira-Mar, no novo relvado do Estádio do Dragão, onde os portuenses contam por vitórias os cinco jogos disputados.

Apesar de seguir em frente na ''Champions'', o FC Porto não ficou imune ao mau desempenho europeu dos representantes lusos, ao perder em Paris por 2-1 e falhar a vitória no grupo A da prova, e terá pela frente um adversário motivado pelo empate (2-2) conquistado na jornada anterior na receção ao Sporting, já depois de ter eliminado os ''leões'' para a Taça.

O Sporting de Braga (terceiro colocado), que se despediu igualmente das provas europeias, viaja na segunda-feira até Coimbra para defrontar a Académica (14.ª), também já fora da Lioga Europa, na expetativa de capitalizar um eventual deslize do Sporting horas mais tarde.

Os minhotos têm, no entanto, outras equipas com as quais se devem preocupar: Rio Ave, que ocupa o quarto posto, com os mesmos pontos do Braga, e Paços de Ferreira, quinto, com menos dois pontos, medem forças no domingo e qualquer um deles pode terminar a ronda à frente dos “arsenalistas”.

A ronda proporciona ainda um ''derby'' insular entre Marítimo e Nacional e abre na sexta-feira com o embate entre o Estoril-Praia e o Vitória de Setúbal.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?