O Benfica será cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, mas pode encontrar pelo caminho adversários complicados, como o Atlético de Madrid, detentor do troféu, ou o Tottenham, de André Villas-Boas.
Por terem sido um dos quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões, os “encarnados” têm direito ao estatuto de cabeça de série, evitando, para já, o campeão europeu Chelsea, o Liverpool, o Lyon e a Lazio.
Contudo, o Benfica poderá ter pela frente o Atlético de Madrid, que, surpreendentemente, foi relegado para o segundo posto do Grupo B da Liga Europa, atrás dos checos do Viktoria Plzen.
Também no caminho do Benfica poderá estar um treinador de má memória para as “águias”, o português André Villas-Boas, antigo treinador do FC Porto, e atualmente ao serviço do Tottenham, segundo no agrupamento J, atrás da Lazio.
Outros adversários teoricamente complicados para o Benfica podem ser os russos do Zenit, relegados da “Champions”, os italianos do Nápoles e do Inter de Milão, os ingleses do Newcastle ou os alemães do Bayer Leverkusen.
O sorteio dos 16 avos de final e dos oitavos de final da Liga Europa realiza-se a 20 de dezembro.
Cabeças de série
Provenientes da Liga dos Campeões:
Benfica (Portugal), Cluj (Roménia), Chelsea (Inglaterra), Olympiacos (Grécia).
Provenientes da Liga Europa:
Viktoria Plzen (Republica Checa), Liverpool (Inglaterra), Fenerbahçe (Turquia), Bordéus (França), Steaua de Bucareste (Roménia), Dnipro (Ucrânia), Genk (Bélgica), Rubin Kazan (Rússia), Lyon (França), Lazio (Itália), Metalist Kharkiv (Ucrânia), Hannover (Alemanha).
Restantes equipas apuradas
Provenientes da Liga dos Campeões:
Dínamo de Kiev (Ucrânia), Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), BATE Borisov (Bielorrússia).
Provenientes da Liga Europa:
Anzhi (Rússia), Atlético de Madrid (Espanha), Borussia Moenchengladbach (Alemanha), Newcastle (Inglaterra), Estugarda (Alemanha), Nápoles (Itália), Basileia (Suíça), Inter Milão (Itália), Sparta Praga (República Checa), Tottenham (Inglaterra), Bayer Leverkusen (Alemanha), Levante (Espanha).