O Sporting conseguiu hoje por momentos adormecer os ''fantasmas'' que o têm afetado, ao colocar-se em vantagem no dérbi com o Benfica, da 11.ª jornada da I Liga de futebol, mas Cardozo acabou por reavivá-los.
Ricky van Wolfswinkel foi o ''caça fantasmas'' dos ''leões'' no deteriorado relvado do Estádio José Alvalade, que serviu de tema para as primeiras picardias entre os ''rivais'', devido ao pedido de alteração do dérbi, após o adiamento do encontro com os húngaros do Videoton para a Liga Europa.
O holandês, que tinha decidido o dérbi em Alvalade em 2011/12, assinou o golo inaugural do encontro, aos 30 minutos, promovendo um ambiente de entusiasmo mesclado com contestação, entre os adeptos ''verde e brancos'', e de desânimo, entre os cerca de 4.000 ''encarnados'' presentes.
Antes do início do jogo, as claques ''leoninas'', que quebraram hoje a ''greve'' no apoio à equipa, ergueram tarjas como mensagens como ''dos fracos não reza a história'' e ''derrubando muralhas, juntos nas batalhas'' e entoaram cânticos de apoio, mas que não escondiam a frustração com os últimos resultados.
''Sporting. Joguem à bola, que a camisola é para suar'' era a banda sonora emanada das bancadas, com 35.114 espetadores, até que Wan Wolfswinkel se antecipou ao argentino Ezequiel Garay para responder ao cruzamento da esquerda de Diego Capel e bater Artur.
Tudo parecia acalmar em Alvalade, até que, aos 58 minutos, num lance entre Oscar Cardozo e Marcos Rojo, o defesa argentino do Sporting acabou por ''trair'' Rui Patrício e voltar a despertar os ''fantasmas'' leoninos.
O avançado paraguaio deu razão aos receios dos ''leões'', aos 81 minutos, quando converteu a grande penalidade que castigou o corte com a mão do holandês Boulahrouz, que foi expulso após o lance, e, cinco minutos depois, bisou de cabeça, dando a vitória à formação das ''águias'', colocando o Benfica na liderança partilhada com o FC Porto.
Enquanto o bicampeão aguardava no ''sofá'' o desenrolar do dérbi, o treinador dos ''dragões'' preferiu assistir presencialmente ao encontro, tendo a sua chegada provocado alguma apreensão entre as autoridades policiais, isto porque a viatura que transportava Vítor Pereira esteve vários minutos imobilizada junto à porta de entrada no estádio destinada dos adeptos do Benfica, mas sem qualquer incidente.
Além da derrota por 3-1 frente aos eternos ''rivais'', a segunda em Alvalade para o campeonato, os adeptos leoninos ainda sofreram com cânticos ''encarnados'' como ''o Sporting vai acabar'' ou ''o Sporting vai para a segunda'', assim como alguns ''olés'' nos últimos minutos do jogo.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.