O Benfica é o novo líder da I Liga de futebol, após ganhar hoje por 3-1 em Alvalade ao Sporting, na 11.ª jornada da prova, virando a desvantagem ao intervalo.
Em igualdade pontual com o FC Porto, com 29 pontos, e com a mesma diferença de golos que os ''dragões'', 21, a equipa ''encarnada'' passa para a frente do campeonato por ter mais um golo apontado do que campeão nacional, 28 contra 27.
Quanto ao Sporting de Braga, recuperou também hoje e com todo o mérito o terceiro lugar, aqora com 20 pontos, depois de golear a Académica em Coimbra por 4-1. Está agora com mais dois pontos que o Rio Ave, que na ronda empatou 0-0 com o Paços de Ferreira, quinto com 16 pontos.
Depois da vitória tangencial sobre o Videoton da Hungria, 2-1 ''a feijões'' na despedida da Liga Europa, o Sporting regressou às derrotas mas teve o mérito de discutir o resultado na primeira parte, chegando ao 1-0 aos 30 minutos, com um remate de habilidade de Van Wolswinkel.
Na segunda parte o Benfica continuou a praticar um futebol mais bem estruturado e denotou mais capacidade de resistência física, chegando ao golo por três vezes: Ola John, aos 58, Cardozo, de grande penalidade, aos 81, e de novo o paraguaio, aos 86.
Com os dois golos de hoje, Cardozo chegou aos nove golos na prova, igualando o setubalense Meyong e ficando a um apenas do colombiano Jackson Martinez, autor do único tento na vitória do bicampeão FC Porto sobre o Moreirense, no sábado.
O Sporting, hoje visivelmente cansado, após o jogo de sexta-feira com o Videoton, mantém-se no 11.º lugar, com 11 pontos, dois somente acima da ''linha de água''. O próximo compromisso é na Madeira, contra o Nacional, atual 10.º, com os mesmos pontos que os ''leões''.
Com nove pontos de avanço sobre o terceiro, FC Porto e Benfica prosseguem uma luta a dois que parece em ''rota de colisão'' para a 14.ª jornada, quando se encontrarem em Lisboa.
O terceiro lugar, que é premiado com a ida à Liga dos Campeões, vai pendendo para o Sporting de Braga, que hoje deu um ótimo espetáculo em Coimbra, coroado com quatro golos (Ismaily, Ruben Amorim, Mossoró e Carlão). Pelos ''estudantes'' marcou Salim Cissé, a atenuar a goleada.
''Esticada'' por quatro dias, a ronda principiou na sexta-feira com o triunfo do Estoril-Praia frente ao Vitória de Setúbal por 3-0. Domingo, no dérbi madeirense, o Marítimo levou a melhor, ao derrotar o Nacional por 2-0, o Beira-Mar deixou o último lugar (para o Moreirense) com o triunfo em Barcelos frente ao Gil Vicente por 2-1 e o Vitória de Guimarães venceu em casa o Olhanense por 2-0.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.