A visita do bicampeão FC Porto ao Vitória de Setúbal, na sexta-feira, abre a 12.ª jornada da Liga de futebol, num campo em que os “dragões” costumam ter bons resultados para o campeonato.
Desde 1997 que o FC Porto não sabe o que é perder pontos no Bonfim e a equipa de Vítor Pereira procurará manter a tradição frente a um adversário (11.º classificado) que não vence há três jornadas.
Os ''dragões'' têm a hipótese de subir provisoriamente à liderança isolada, com o Benfica a jogar apenas no sábado, ao receber na Luz o Marítimo (8.º classificado).
As “águias” assumiram a liderança do campeonato, mesmo em igualdade pontual com o FC Porto, mas com maior número de golos marcados e a mesma diferença, e voltam a casa depois de terem vencido o “eterno derbi”.
A equipa de Jorge Jesus, com a melhor série de triunfos (sete), chega moralizada com o triunfo em Alvalade (3-1), enquanto o Marítimo conseguiu ultrapassar uma fase negativa e venceu no Funchal o Nacional (2-0), no “clássico” entre as equipas insulares.
A 12.ª jornada, a última antes do Natal e Ano Novo, tem vários jogos agendados para sábado, entre os quais a deslocação do Sporting à Choupana, numa fase crítica para o clube de Alvalade, a realizar a sua pior época de sempre.
Os “leões” não têm qualquer margem para erro – a distantes 18 pontos de Benfica e FC Porto e a apenas dois da linha de descida de divisão - e visitam o Nacional com algumas baixas: Boulahrouz, Rojo, Rinaudo e Carrillo deverão cumprir castigo.
No domingo, entra em ação o Sporting de Braga, terceiro classificado na Liga, a nove pontos da frente e que recebe na “pedreira” o Estoril, sexto no campeonato, depois de ter goleado em Coimbra (4-1).
A Liga continua a ter sete equipas separadas por escassos dois pontos, entre a nona posição do Sporting (11 pontos) e o 15.º lugar da Académica (nove pontos), uma situação capaz de provocar grandes oscilações classificativas.
O Moreirense, 16.º e último no campeonato, com sete pontos, defronta no domingo a equipa imediatamente acima, a Académica.