loading

Bola de Ouro FIFA: Ronaldo, Mourinho e Pepe candidatos lusos

Os “merengues” Cristiano Ronaldo (Bola de Ouro e “onze” do ano), José Mourinho (treinador do ano) e Pepe (“onze” do ano) são os portugueses candidatos a serem premiados na Gala da FIFA, marcada para segunda-feira, em Zurique.

Bola de Ouro FIFA: Ronaldo, Mourinho e Pepe candidatos lusos
Futebol 365

Vencedor do troféu em 2008, ano em que se sagrou campeão europeu ao serviço do Manchester United, Ronaldo procura a sua segunda Bola de Ouro e a primeira desde que, a partir de 2010, o troféu passou a ser atribuído conjuntamente por FIFA e France Football.

O jogador do Real Madrid, campeão de Espanha e vencedor da Supertaça espanhola em 2012, tem a concorrência de dois jogadores do FC Barcelona, o espanhol Andrés Iniesta, que já arrecadou o troféu da UEFA para melhor de 2011/2012, e o argentino Lionel Messi, vencedor das últimas três edições do galardão.

Autor de “escandalosos” 91 golos em 2012, registo que quebrou o recorde mundial de tentos num ano, na posse do alemão Gerd Müller há 40 anos (85, em 1972), Messi é o grande favorito, mesmo tendo em conta a imprevisibilidade da votação de selecionadores e “capitães”, mais do que dos jornalistas.

Se não é o principal candidato a vencer o troféu de jogador do ano, Cristiano Ronaldo tem certo um lugar no “onze” do ano da FIFA/FIFPro, ao qual também é candidato outro internacional luso do Real Madrid, o central Pepe.

No que respeita ao treinador do ano, José Mourinho, vencedor em 2010, está, pelo terceiro ano consecutivo, entre os três finalistas, lado a lado com dois espanhóis, o selecionador Vicente Del Bosque e o ex-técnico do “Barça” Pep Guardiola, coroado em 2011.

O técnico luso venceu a Liga espanhola e, já esta época, a Supertaça espanhola, mas, ao contrário do que sucedeu há dois anos, deverá perder para Vicente Del Bosque, campeão europeu pela Espanha, dois anos após a conquista do Mundial.

Em 2010, Mourinho conquistou a primeira edição do prémio, depois de, ao comando do Inter de Milão, ter conseguido o “triplete”: Liga dos Campeões, que os transalpinos não venciam desde 1964/65, Liga italiana e Taça de Itália.

No que respeita aos outros prémios, a “omnipresente” brasileira Marta concorre com duas norte-americanas (Alex Morgan e Abby Wambach), que têm do seu lado a vantagem de terem conquistado o título olímpico, em Londres.

Pelo mesmo motivo, a sueca Pia Sundhage, selecionadora norte-americana, também é a principal candidata a vencer o prémio de treinador do ano de uma equipa feminina, face ao francês Bruno Bini e ao japonês Norio Sasaki.

O Troféu Puskas será também entregue na Gala da FIFA, mas, desta vez, não premiará aquele que é, quase unanimemente, considerado o melhor do ano e foi apontado, à Inglaterra, pelo sueco Zlatan Ibrahimovic: por dias, a FIFA já não o deixou ir a votos.

Na corrida pelo prémio estão o colombiano Radamel Falcao, do Atlético de Madrid, o brasileiro Neymar, do Santos, e o “desconhecido” checo Miroslav Stoch, do Fenerbahçe.

A FIFA premiará ainda o “Fair-Play”, galardão ao qual concorrem os turcos do Eskisehirspor e as federações da Guatemala e do Uzbequistão, sendo que o presidente do organismo, Joseph Blatter, entregará, a uma personalidade a anunciar, o prémio presidencial.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?