Cristiano Ronaldo e José Mourinho são dois dos candidatos a receber os prémios Bola de Ouro da FIFA de 2012, em cerimónia que vai decorrer no Kongresshaus de Zurique, na Suíça.
Vencedor da Bola de Ouro em 2008, Ronaldo espera reptir o feito este ano, mas enfrenta concorrência de peso e logo de dois jogadores do rival do Real Madrid, o Barcelona, o argentino Lionel Messi, vendedor das três últimas edições, e o espanhol Andres Iniesta.
Numa corrida mais equilibrada para o prémio de Melhor Treinador, o espanhol Vicente Del Bosque reúne algum favoritismo por ter levado a Espanha a novo título Europeu, enquanto Mourinho apresenta o título espanhol ao serviço do Real Madrid como principal referência.
Na cerimónia, e a torcer pelos dois portugueses, vai estar o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, que já disse esperar assistir à consagração de ambos.
Além dos prémios para melhor jogador e melhor treinador, a Gala da Bola de Ouro FIFA, que vai decorrer no Kongresshaus de Zurique, a partir das 17:45, servirá para consagrar a melhor futebolista e o melhor técnico no setor feminino, o melhor ''onze'', e para a distinção do ''Fair Play'' e do prémio presidencial.