A Cabo Verde Telecom (CV Telecom) entregou hoje três milhões de escudos (27,2 mil euros) para apoiar a inédita participação da seleção de Cabo Verde numa fase final da Taça das Nações Africanas (CAN).
O donativo foi entregue pelo presidente do Conselho de Administração da CV Telecom, Manuel Inocêncio Sousa, ao líder da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, o que permite aliviar as despesas dos ''Tubarões Azuis'' na fase final da CAN, que se disputa de 19 de janeiro a 10 de fevereiro, na África do Sul.
''Há um crescente entusiasmo dos cabo-verdianos em relação à seleção e ouvimos os apelos a federação e do Governo para apoiar financeiramente a seleção. Esta é a nossa contribuição'', disse Manuel Inocêncio Sousa, lembrando que a FCF recebeu também a última tranche de 800 contos (7,25 mil euros) do contrato de patrocínio.
A CV Telecom tem patrocinado anualmente, em média, 1.000 a 1.500 contos (entre 9.000 e 13.600 euros), o que, ao longo dos seis anos de ligação aos ''Tubarões Azuis'', totaliza mais de 10.000 contos (cerca de 90.000 euros).
A última manifestação de apoio da CV Telecom ocorreu a 11 de dezembro último, quando, em colaboração com os Correios de Cabo Verde, lançou uma coleção de selos alusiva à campanha da seleção de futebol cabo-verdiana.
Hoje, na cerimónia, Mário Semedo lembrou os seis anos de patrocínio oficial da CV Telecom para realçar que o muito que os ''Tubarões Azuis'' conseguiram deveu-se, também, aos apoios da empresa de telecomunicações cabo-verdiana, parceira da Portugal Telecom.
Cabo Verde integra o grupo A da CAN2013, que integra as seleções de Marrocos, Angola e da equipa anfitriã, com quem disputa o jogo de abertura, dia 19.
Antes, os ''Tubarões Azuis'', que se encontram a estagiar em Portugal, disputam quarta-feira um jogo de preparação contra a Nigéria, seleção também presente na CAN13.
O selecionado cabo-verdiano parte sexta-feira para a África do Sul, onde dará continuidade ao estágio até ao início da prova.
O Grupo B é composto pelo Gana, Mali, Níger e RD Congo, o C pelo Burquina Faso, Etiópia, Nigéria e Zâmbia e o D pela Argélia, Costa do Marfim, Togo e Tunísia.