loading

FIFA e UEFA negam qualquer parceria com a IFFHS

FIFA e UEFA negaram hoje à agência Lusa qualquer parceria com a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), organismo que regista os dados mundiais da modalidade.

FIFA e UEFA negam qualquer parceria com a IFFHS

Fonte da FIFA admitiu à Lusa que o organismo “já cooperou com a IFFHS no passado” e que recorreu “ocasionalmente” a alguns dados para comparar os próprios registos.

“No entanto, não existe qualquer vínculo oficial, ou troca de informações, entre as duas entidades para efeitos de rankings ou prémios de qualquer origem”, garantiu a mesma fonte da FIFA.

Questionada pela Lusa sobre o mesmo tema, também a UEFA negou “qualquer parceria de trabalho” com a IFFHS, assegurando, como a FIFA, não utilizar “quaisquer números daquelas bases de dados”.

A IFFHS costuma lançar periodicamente classificações mundiais de futebol de várias temáticas, que definem rankings de seleções, clubes, treinadores ou jogadores em função dos resultados.

Na quinta-feira, a IFFHS lançou o “ranking” de clubes referente a 2012, no qual o Sporting surgia como o melhor emblema português do ano civil, na 69.ª posição, numa classificação liderada, pela quarta vez, pelo FC Barcelona.

O Sporting acabou 2012 na 69.ª posição, à frente de FC Porto (82.º) e Benfica (94.º), os outros dois clubes portugueses a encerrar 2012 no grupo dos 100 melhores para a IFFHS.

Para estas contas foi decisiva a campanha do Sporting na Liga Europa de 2011/2012, prova em que os “leões” chegaram às meias-finais, eliminados pelo Athletic de Bilbau.

Na segunda competição europeia, a IFFHS atribui 12 pontos por vitória mais seis por empate. Nas provas nacionais, Portugal está no segundo escalão, onde os pontos, distribuídos por campeonatos e taças, são multiplicados por 8, enquanto nas quatro principais ligas mundiais essa multiplicação é feita por 12.

Numa classificação de 400 clubes de todo o Mundo, Marítimo (117.º lugar), Sporting de Braga (128.º) e Académica (282.º) são os outros três emblemas portugueses a figurar neste “ranking” do ano.

Hoje, a IFFHS publicou o “ranking” dos melhores treinadores do século XXI, liderado pelo escocês Alex Ferguson, seguido de José Mourinho.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?