O FC Porto igualou provisoriamente o Benfica na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer o Paços de Ferreira por 2-0, com golos de Alex Sandro e Izmailov, em jogo da 15.ª jornada.
Alex Sandro, aos 47 minutos, com um cruzamento/remate que surpreendeu o guarda-redes pacense Cássio, colocou o FC Porto a vencer por 1-0 e Izmailov, aos 78, vinte minutos após ter rendido Varela, fez o 2-0 e sentenciou o encontro.
Com este triunfo, o FC Porto - que conta menos um jogo - igualou na liderança da tabela classificativa o Benfica, embora provisoriamente, já que os ''encarnados'' defrontam na segunda-feira o Moreirense, no encerramento da 15.ª jornada.
O treinador Vítor Pereira repetiu o ''onze'' do “clássico” na Luz, perante um Paços de Ferreira em que a novidade foi a inclusão de Caetano, e logo nos minutos iniciais os ''dragões'' criaram duas boas ocasiões para marcar.
Depois de um remate acrobático de Jackson ter sido sancionado por jogo perigoso, aos três minutos, Defour, aos cinco, na sequência de um cruzamento de Alex Sandro, e aos nove, após ressalto, teve na cabeça e nos pés a oportunidade de chegar ao golo.
Mais preocupado em defender do que em criar perigo junto da área do guarda-redes Helton, o Paços de Ferreira procurou segurar o jogo a meio-campo e manter, desde forma, a bola longe da sua baliza.
Exercendo pressão e forçando o erro na equipa do Paços de Ferreira, o FC Porto voltou a criar perigo por João Moutinho, aos 21 minutos, através de um remate forte em posição central, que passou ao lado do poste da baliza defendia por Cássio.
Varela, aos 30 minutos, procurou visar a baliza pacense, mas o remate saiu muito por cima, e aos 32, já dentro da área de Cássio, foi Ricardo que cortou um passe de Jackson para Defour, após uma boa abertura de Lucho Gonzalez.
O Paços de Ferreira construiu a primeira ocasião de perigo aos 38 minutos, através de um cruzamento de Diogo Figueiras a rasgar a área dos ''dragões'', resolvido para canto por Danilo.
Aos 39 minutos, o Paços de Ferreira voltou a rondar a área portista, tirando partido de dois erros dos ''dragões'', e desta fez foi Mangala a resolver e a impedir que Cícero pudesse criar perigo.
O FC Porto voltou a ficar perto do golo aos 42 minutos, na sequência de um lance vistoso e bem trabalhado por Varela e Jackson, mas o remate do colombiano errou por centímetros a baliza de Cássio.
Já no período de descontos da primeira parte, o Paços de Ferreira criou uma oportunidade para chegar ao golo, num lance individual, mas o remate de Cícero saiu por cima da baliza do FC Porto.
Na segunda parte, os ''dragões'' necessitaram apenas de dois minutos para conseguir chegar ao golo que tanto procuravam desde o início da partida, através de um cruzamento/remate tenso de Alex Sandro (1-0), que traiu o guarda-redes Cássio.
O encontro voltou a cair numa toada fria, como a noite no Estádio do Dragão, e só aqueceu ligeiramente aos 59 minutos com a chamada ao jogo do russo Marat Izmailov, que arrancou aplausos da bancada.
Aos 60 minutos, Antunes cruzou para a área dos ''dragões'', mas Cícero não chegou e a bola saiu. Cinco minutos depois, Diogo Figueiras procurou servir Caetano, mas Mangala não o permitiu.
O FC Porto elevou a vantagem pelo ex-Sporting Marat Izmailov (2-0), aos 78 minutos, que se estreou a marcar com a camisola dos ''dragões'', num lance em que recebe a bola dentro da área de costas para a baliza, roda e remata certeiro.
O encontro arrastou-se até ao seu termo sem grandes lances de registo, ficando a ideia de que o Paços de Ferreira se apresentou no Estádio do Dragão algo desgastado pelo jogo a meio da semana com o Gil Vicente, para a Taça de Portugal.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.