A Académica vai defrontar no domingo o Benfica na final da quarta edição da Taça Hugo dos Santos em basquetebol, após vencer hoje o CAB Madeira, por 84-62, em Oliveira do Hospital.
A formação de Coimbra, que o intervalo já vencia por 38-31, teve em Tim Toller a sua grande figura, com o norte-americano a somar 24 pontos e 13 ressaltos, exibição que lhe valeu a prémio de MVP da partida.
João Balseiro, com 26 pontos, também se destacou numa equipa da “briosa”, que esteve sempre em vantagem no marcador, frente a um CAB Madeira que teve em Jorge Coelho a sua melhor unidade, com 26 pontos.
A Académica vai assim defrontar o Benfica, que bateu a Ovarense por 68-58, apesar de ter falhado os primeiros 18 lançamentos de três pontos.
A formação comandada por Carlos Lisboa esteve, aliás, globalmente desastrada até ao período final, altura em que, a perder por cinco pontos (41-46), mostrou finalmente o porquê de ser unanimemente considerada a melhor equipa nacional.
Um parcial de 27-12 no derradeiro parcial acabou por “maquilhar” uma má atuação, sobretudo no capítulo dos lançamentos longos: apenas três marcados, em 21 tentados, precisamente os últimos, depois de 18 consecutivos sem sucesso.
O suplente Heshimu Evans, com 18 pontos (oito em 10 nos ''tiros'' de dois pontos) e seis ressaltos, foi o melhor dos ''encarnados'', enquanto Miguel Miranda, com 21 pontos, liderou a Ovarense, que falhou 11 de 30 lances livres.