O Sporting e o Vitória de Guimarães empataram hoje 1-1, em jogo da 16.ª jornada da I Liga de futebol, disputado no Estádio José Alvalade, em Lisboa, onde os ''leões'' perderam os primeiros pontos sob comando de Jesualdo Ferreira.
No Estádio José Alvalade, o Sporting, que vinha de uma serie de três vitórias consecutivas desde que o “professor” tomou o comando da equipa, até realizou uma das melhores exibições da temporada, mas voltou a demonstrar muitas deficiências na altura de alvejar a baliza adversária.
Contra a corrente do jogo, o Vitória de Guimarães chegou à vantagem, aos 53 minutos, com a ajuda de Xandão, que protagonizou um autogolo, mas, aos 56, Ricky van Wolfswinkel, de calcanhar, refez a igualdade e o resultado final, com o seu sexto tento na prova.
No dia do seu 24.º aniversário, o avançado holandês, aparentemente bastante cobiçado em Inglaterra, voltou a estar bastante sozinho na frente de ataque do Sporting, acabando por ser presa fácil para a defesa vimaranense.
Contudo, no momento em que podia, e devia, ter sido decisivo, acabou por falhar. Já em tempo de descontos, Van Wolfswinkel apareceu completamente sem marcação na área adversária e, já quando Alvalade gritava golo, atirou desastradamente por cima.
Com este empate, a equipa de Alvalade segue em oitavo, com 19 pontos, em igualdade com Académica e Marítimo, enquanto o Vitória de Guimarães, a passar pela melhor fase de temporada, é sexto, com 21, e reforçou a sua candidatura aos lugares europeus.
Na estreia do lateral esquerdo Joãozinho, que rendeu o argentino Insúa, que entretanto rumou ao Atlético Madrid, e com Xandão e Carrillo no “onze”, nos lugares de Rojo e Jeffren, respetivamente, o Sporting até rubricou uma exibição agradável, demonstrando que Jesualdo Ferreira conseguiu realmente “arrumar” a equipa, mas usou e abusou dos centros para área, onde falta poder de fogo.
Apesar do domínio, o melhor que os “leões” alcançaram na primeira parte foi um remate, com estrondo, de Carrillo à barra, aos 19 minutos.
De resto, insistiu muito com jogadas pelas alas, tanto por Carrillo ou Capel, ou até mesmo como laterais Joãozinho e Miguel Lopes, mas quase sempre sem consequência.
No início da segunda parte, o Sporting perdeu Boulahrouz por lesão (foi rendido por Pedro Mendes), mas viu Rui Patrício adiar a vantagem do Vitoria de Guimarães.
Aos 53 minutos, o guarda-redes português acabou traído por um toque infeliz de Xandão, que levou a bola a cruzar a linha de golo.
Ao contrário do que se tem assistido durante grande parte da temporada, o Sporting reagiu muito bem ao golo sofrido e voltou ao empate na partida, com um belo toque de calcanhar de Van Wolfswinkel, a centro de Miguel Lopes.
A partir daí, o Sporting voltou a tomar as rédeas da partida, mas mostrou muitas dificuldades na altura de atirar à baliza. Falta claramente à equipa lisboeta “poder de fogo” na linha avançada, principalmente se continuar a apostar na “chuva” de centros para área adversária.
Mesmo assim, e já com apenas Rinaudo no meio-campo (excelente exibição do argentino), o Sporting podia estar agora a festejar a quarta vitória consecutiva de Jesualdo Ferreira e o regresso aos primeiros lugares do campeonato, se Wolfswinkel não tivesse falhado clamorosamente um cabeceamento já em tempo de descontos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.