As transferências do inglês David Beckham e do italiano Mário Balotelli são as mais mediáticas do mercado de Inverno do futebol internacional, em que quatro portugueses – Ricardo Quaresma, Sílvio, Nelson e Salvador Agra - também foram notícia.
O médio britânico, já com 37 anos de idade, regressou ao futebol europeu pela “mão” do Paris Saint-Germain, depois da experiência nos EUA (LA Galaxy), equipa da qual se desvinculou há alguns meses.
Não há verbas envolvidas na sua contratação, à exceção do salário que vai auferir, o qual não foi divulgado, mas que está destinado a instituições de apoio a crianças, segundo o próprio David Beckham.
Balotelli, ao contrário, protagonizou a transferência mais cara da “janela” de Inverno, tendo custado aos cofres do AC Milan, da liga italiana, cerca de 20 milhões de euros, pagos aos ingleses do Manchester City, por quem ''Super Mario'' se sagrou campeão na época passada.
Num mercado a dar mostras de retração, quatro “emigrantes” portugueses trocaram de emblemas: Ricardo Quaresma (dos turcos do Besiktas para os árabes do Al-Ahli), Sílvio (emprestado pelo Atlético de Madrid ao Deportivo da Corunha, Espanha), Nélson (emprestado pelos espanhóis do Bétis aao italianos do Palermo) e Salvador Agra (emprestado pelo Bétis aos italianos do Siena).
Entre os nomes “maiores” do futebol mundial, destaque para nova “viagem” do costa-marfinense Didier Drogba, que, após poucos meses nos chineses do Shangai Shenhua, resolveu ingressar nos turcos do Galatasaray, no qual terá a companhia do holandês Wesley Sneijder, que se transferiu do Inter de Milão.
Alexandre Pato deixou Itália e o AC Milan, regressando ao Brasil (Corinthians), tal como o central Lúcio, que saiu da Juventus para o São Paulo.
O treinador português José Mourinho (Real Madrid) também aproveitou para ir ao mercado e contratou o guarda-redes Diego Lopez ao Sevilha.
O Málaga, adversário do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, foi buscar o central uruguaio Lugano, por empréstimo, ao Paris Saint-Germain e o médio brasileiro Lucas Piazon ao Chelsea, que se juntam ao defesa português Antunes, transferido do Paços de Ferreira.