Os líderes FC Porto e Benfica protagonizam no fim de semana mais um capítulo na luta pelo título português, com os “dragões” a visitarem o Beira-Mar e “águias” a receberem a Académica.
As duas equipas continuam num “braço de ferro” na frente da classificação e até na última jornada conseguiram igualar-se na perda de pontos, com o Benfica a escorregar no Nacional (2-2) e o FC Porto a consentir empate no Dragão com o Olhanense (1-1).
A 19.ª jornada da Liga abre exatamente na sexta-feira com a visita do FC Porto ao Beira-Mar (15.º classificado), num jogo de risco mínimo para os portistas e antecipado tendo em conta a receção na terça-feira ao Málaga, na Liga dos Campeões.
O Benfica só entrará em campo no domingo (20:15), muito depois de saber o resultado dos rivais, num encontro em que não contará com Cardozo e Matic, jogadores suspensos por um jogo depois de expulsos pelo árbitro Pedro Proença na visita à Choupana.
O jogo, que se segue à visita de quinta-feira aos alemães do Bayer Leverkusen, será o terceiro da época com os “estudantes”, equipa que na primeira volta empatou as “águias” em Coimbra (2-2), mas que também foi eliminada da Taça com goleada (4-0).
Para sábado está agendado um único jogo, com a visita do Sporting (10.º) ao Gil Vicente (12.º), equipas separadas por um único ponto e numa fase em que os “leões” entraram novamente na rota dos maus resultados.
Depois de Jesualdo Ferreira assumir a equipa, o Sporting ainda logrou dois triunfos na Liga (Olhanense e Beira-Mar), mas desde a 16.ª jornada empatou com Guimarães, perdeu fora com Rio Ave, e voltou a sair derrotado em casa com Marítimo.
O clube, em fase preparatória de eleições, tem um futuro incerto e a luta assumida por uma posição europeia – eliminado que está de tudo o resto -, é o que sobra ao Sporting (10.º classificado, a nove pontos do quinto lugar).
No domingo, destaque para o Paços de Ferreira, terceiro da Liga, que recebe o Nacional, a partir das 16:00, enquanto na segunda-feira, no fecho da ronda, assiste-se a um Rio Ave-Sporting de Braga, quinto e quarto classificado.
Os bracarenses perderam a terceira posição e na última ronda foram derrotados pelo Paços de Ferreira em casa, elevando para três a série de jogos sem vencer, o que levou a forte contestação ao técnico José Peseiro.
O jogo em Vila do Conde traz grandes dificuldades, com o Braga a correr o risco, em caso de derrota, de cair para o quinto lugar, quando apenas dois pontos separam as duas equipas.