Ryan Mendes, avançado da seleção de Cabo Verde de futebol, vai ser hoje submetido a uma cirurgia a um tendão no tornozelo na unidade hospitalar de Pitié-Salpêtrière de Lille (França), devendo ficar vários meses afastado da competição.
Ryan, jogador do Lille (França), contraiu a lesão na África do Sul, ao serviço dos ''Tubarões Azuis'' (nome por que é conhecida a seleção de futebol do arquipélago) no jogo dos quartos-de-final da 29.ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN2013) frente ao Gana, que terminou com a vitória dos Black Stars (2-0).
Segundo o sítio oficial do clube francês, citado hoje pela Inforpress, o extremo cabo-verdiano, de 23 anos, regressou a França lesionado, pelo que não pode dar o seu contributo, estando desde a sua chegada fora das opções do treinador Rudy Garcia.
Nesse sentido, o departamento clínico do clube optou pela intervenção cirúrgica a Ryan Mendes, que terá um tempo de inatividade ''estimado em vários meses'', embora a duração da paragem seja precisada após a operação.
Ryan Mendes foi destacado pela imprensa sul-africana especializada no futebol como uma das grandes revelações da edição 2013 do CAN, tendo sido eleito para fazer parte, juntamente com Heldon ''Nhuc'' (Marítimo, Portugal), da lista dos suplentes da equipa ideal do torneio conquistado pela seleção da Nigéria.
Na lista, o central e capitão da seleção cabo-verdiana Fernando Neves (''Nando''), foi escolhido para integrar o ''Onze Ideal'' da CAN2013.