Manuel Damião e a queniana Gorreti Jepkoech foram os vencedores do 36.º Cross das Amendoeiras em Flor, hoje realizado nas Açoteias (Albufeira) e que integra o circuito da federação internacional (IAAF).
A prova masculina foi quase sempre corrida em pelotão. O campeão nacional Manuel Damião, do Maratona, único primeiro plano nacional presente, resguardou-se bem e atacou na última volta, terminando com 29.19 minutos.
O português terminou com cinco segundos de vantagem sobre Tomasz Szymkowiak, o melhor elemento da seleção polaca que está a estagiar no Algarve com vista ao Mundial, que dentro de um mês se realiza no seu país.
Outros portugueses entre os primeiros dez foram Nelson Cruz (Praia da Falésia), oitavo com 30.33, e Jorge Varela (Areias de S. João), nono com 30.47.
A queniana Gorreti Jepkoech, já vencedora no ano passado, dominou a corrida feminina, isolando-se a partir da segunda volta e terminando em 19.16 minutos, com 27 segundos de vantagem sobre Dulce Félix (Maratona), a única portuguesa entre as dez da frente.
Antes das provas, foi guardado um minuto de silêncio em memória de António Leitão, recentemente falecido e que foi o vencedor das edições de 1985 e 1986.