loading

Desporto português em Macau para reforçar laços de cooperação

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre mestre, chegou hoje a Macau, para reforçar a cooperação no setor desportivo, uma relação que ambos os governos consideram de sucesso e se prolonga há vários anos.

Desporto português em Macau para reforçar laços de cooperação
Futebol 365

''Antes de mais é uma resposta formulada pelas autoridades de Macau no sentido de aqui virmos e darmos sequência a contactos bilaterais que já se estabeleceram por mais do que uma vez quer em Portugal quer aqui mesmo em Macau'', disse Alexandre Mestre à agência Lusa à chegada à China.

O governante, que está em Macau até quinta-feira e vai manter contactos com as autoridades locais, nomeadamente com Cheong U, o seu homólogo no governo de Macau, relembrou a ''relação fraterna'' entre Macau e Portugal ao nível do desporto, assinalada desde 2002 num protocolo de cooperação assinado pelo então secretário para os Assuntos Sociais e hoje Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On.

''Há objetivos comuns ao nível da promoção da prática do desporto para todos designadamente e também a consciência de que podemos fazer aqui intercâmbios com as mais-valias e o ‘know how’ de cada qual e intercâmbios que sejam frutíferos para ambos, além de todos os laços que nos unem e que facilitam toda essa concretização desses objetivos'', disse Alexandre Mestre.

O governante português, cuja visita a Macau era desconhecida, relembrou que ''Portugal lançou um plano nacional de ética do desporto precisamente consciente de que, sobretudo junto das crianças e dos jovens, se devem colocar princípios, regras e valores'', razão pela qual está disponível para realizar com Macau um seminário sobre ética desportiva.

''Tivemos oportunidade de em sede do conselho ibero-americano do desporto de o apresentar e conversámos também já com as autoridades de Macau, sobretudo pelo impulso delas próprias, no sentido de ver até que ponto a dimensão ética não pode ser também aqui intensificada em Macau e, portanto, se esse seminário tiver lugar e nos moldes em que têm lugar, estou certo que beneficiaremos todos em externalizar um plano que esta felizmente a ter muito sucesso em Portugal'', salientou.

A visita de Alexandre Mestre coincide com a despedida oficial do cônsul geral de Portugal em Macau do território, já que Manuel Carvalho deixa a cidade a 13 de março, após quatro anos com representante diplomático do país na Região Administrativa Especial de Macau.

Alexandre mestre vai reforçar os laços com Macau numa visita que tem na agenda, entre outros, encontros com o homólogo do Governo de Macau, Cheong U, secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, com quem se encontra terça-feira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?