O diretor clínico do Sporting, Frederico Varandas, esclareceu hoje o quadro médico de Marat Izmailov enquanto esteve no clube, garantindo ter a certeza que quando este saiu para o FC Porto ''estava disponível para jogar futebol''.
''Quando assumiu a direção clínica, o Izmailov estava parado há cerca de ano e meio e tinha sido acordado com a anterior direção clínica que seria sujeito a intervenção cirúrgica nos Estados Unidos. Foi observado por nós e dissemos-lhe a ele e ao seu agente que seria um erro e que o melhor era ser operado e recuperado pela direção clínica do Sporting'', afirmou.
Em conferência de imprensa, Federico Varandas disse que sempre entendeu que o ''quadro clínico de cada atleta não deve ser exposto na comunicação social'', mas que tomou esta decisão para ''defender o clube e o seu departamento médico''.
''Pela primeira vez aceitou ser operado e recuperado pelo Sporting. Um outubro de 2011 foi operado aos dois joelhos, cumpriu um plano de recuperação de três meses e recuperou como esperávamos'', explicou.
O diretor clínico referiu que o médio jogou com regularidade até ao final dessa época e até entrou nos convocados da seleção da Rússia para o Campeonato da Europa de futebol, mas que, no início da atual temporada, voltou a estar indisponível.
''De 21 julho e 21 de agosto queixou-se de lombalgia, com os exames complementares efetuados sem alterações registadas. De 09 novembro a 08 de dezembro esteve parado devido a um traumatismo no ligamento do joelho direito, com evidência nos exames complementares, e de 13 dezembro a 05 de janeiro queixou-se de nova lombalgia, com exames complementares efetuados sem alterações registadas'', explicou o médico.
Frederico Varandas resumiu que o jogador russo esteve cerca de dois meses parado com queixas de lombalgia ''com exames complementares efetuados sem alterações registadas, mas como tal indisponível para treinar sem limitações''.
''Quando temos um jogador que apresenta uma dor, que é um parâmetro subjetivo, temos que investigar. Como os exames complementares vieram sem alterações, o jogador era encaminhado para treino, mas por incapacidade, por manutenção das dores, abandonava o treino'', referiu.
O clínico disse que o jogador saiu para o FC Porto a 08 de janeiro, passou nos exames médicos e jogou a 13 de janeiro pela sua nova equipa.
''Quando o Izmailov sai do Sporting, tenho 100 por cento de certeza que ele está disponível para jogar futebol'', concluiu.